Idosos do programa Sesc Maturidade Ativa de Cachoeira do Sul participaram nesta quarta-feira, 26 de junho, de uma atividade em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas. A data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – oficialmente marcada no dia 24 de junho – serve de alerta a pessoas de todas as idades, mas principalmente aos idosos, sobre os riscos de quedas. O grupo contou com orientações da professora Mirele Ruff Trojahn, do curso de Fisioterapia da Ulbra Cachoeira do Sul.
“Na terceira idade, as pessoas ficam mais propensas a caírem em função de fraqueza muscular, efeitos colaterais de alguns medicamentos e diversas outras razões. Elas também têm tendência a terem complicações mais sérias e uma recuperação mais demorada que pessoas mais jovens. Por isso, a necessidade de cuidados especiais”, comenta a facilitadora responsável pelo Sesc Maturidade Ativa de Cachoeira do Sul, Lidiane Oliveira.
Dentre as dicas para que pessoas idosas se previnam contra quedas, estão exercícios físicos e alimentação balanceada para melhorar a força muscular e trazer equilíbrio. Também, cuidados em casa na remoção de obstáculos e na instalação de itens como tapetes antiderrapantes, corrimões e luzes automáticas.
Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 59 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/