Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Grupo de Apoio a Desastres vistoria Ponte do Fandango

Crédito: Ass. Com.

Crédito: Ass. Com.

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul recebeu a visita do Grupo de Apoio a Desastres (GADE), formado por uma equipe técnica que apoia municípios na ocorrência de desastres. Em Cachoeira, estiveram Estácio Janary de Oliveira Picanço, coronel do Corpo de Bombeiros do Amapá e Marlon Maciel, da Defesa Civil de Brasília, junto com o titular da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Santa Maria (Crepdec3), coronel Jacob Aristeu Pinton e o adjunto, 1º tenente Ivan Flores da Rosa.

O grupo veio a Cachoeira nesta sexta-feira (7) para acompanhar e oferecer orientações para ações de restabelecimento e reconstrução. Essa é a segunda vez que os integrantes do GADE vem ao Município desde o início do mês de março, quando começaram as chuvas intensas e a cheia do Rio Jacuí.

Durante a manhã, o superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, apresentou aos técnicos um apanhado sobre os planos de contingência do Município e toda a condução do evento adverso até este momento. Após, o grupo foi até a Ponte do Fandango para verificar a situação do local.

Desde meados de maio, o grupo está no Rio Grande do Sul levando orientações técnicas aos municípios atingidos pelas cheias dos rios.

“A nossa vinda a Cachoeira do Sul foi um presente. Somos gratos por ter vindo aqui e encontramos uma Defesa Civil estruturada. É um sonho para nós encontrarmos uma Defesa com a estrutura e o nível de organização demonstrada a nós neste dia”

– coronel Janary

O coronel citou ainda como pontos positivos a estrutura administrativa da Defesa Civil, o seu orçamento próprio, unidade gestora e fundo próprio disponível. “Isso é o que queremos para todas as Defesas, tanto municipais quanto estaduais. Somos mais de 5 mil municípios brasileiros e se chegarmos a umas 500 neste nível, são muitas. E Cachoeira está em uma delas. Muitos têm estrutura criada em lei, mas fica apenas nisso. Cachoeira conseguiu implementar isso de fato”, assinalou Janary.

 

 


Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no WhatsApp CLICANDO AQUI

 


Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no Telegram CLICANDO AQUI

 


Confira mais sobre “CACHOEIRA DO SUL” CLICANDO AQUI

 

 

Sair da versão mobile