Grêmio vence o Vitória por 3 a 0

Por 27 de julho de 2021

O Grêmio entrou em campo no Barradão, em Salvador, na Bahia, para enfrentar o Vitória, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. E alcançou o resultado positivo, ao vencer os donos da casa pelo placar de 3 a 0, com gols anotados por Ricardinho, Léo Pereira e Diogo Barbosa.

O jogo começou com as duas equipes se estudando, o que não resultou em lances perigosos nos campos de ataques nos primeiros minutos. Uma das tentativas gremistas saiu dos pés de Cortez, que recebeu na esquerda e fez um cruzamento na área, mas Mateus Moraes e Jean Pyerre dividiram dentro da área – arbitragem assinalou falta gremista.

Com 7’ jogados, Alisson fez um cruzamento rasteiro na área para Léo Pereira, que chegou para finalizar, mas não conseguiu completar o lance e a bola acabou com a defesa baiana. Em seguida, Ruan recebeu na intermediária e arriscou de longe, mandando pra fora.

Aos 10 minutos, mais uma chance tricolor. Alisson foi lançado por Darlan e cruzou na área, entre a defesa. Jean Pyerre chegou para finalizar, mas chutou fraco, facilitando a defesa do goleiro Lucas Arcanjo.

Três minutos depois, Jean Pyerre recebeu na área após uma trama gremista, passou pela marcação de dois defensores e chutou – a bola desviou e saiu a escanteio. Na outra cobrança, a zaga cortou e a bola caiu nos pés de Darlan, que arrematou, para outra defesa do goleiro adversário.

Melhor na partida e com maior posse de bola, o Grêmio chegou mais uma vez, aos 15’, em bola parada. Jean Pyerre cobrou uma falta da intermediária, mas ela explodiu na defesa, que cortou o lance.

Com 24’, o Tricolor conseguiu levar perigo, no contra-ataque. Léo Pereira desceu pela direita e fez um cruzamento. Lucas defendeu em dois tempos.

Foi aos 30 minutos de jogo que o Grêmio abriu o marcador no Barradão. Lucas Silva cruzou na área, Alisson tentou ganhar, mas a bola sobrou para Ricardinho, que na área. O centroavante dominou e mandou para o fundo das redes.

Dez minutos depois, quase que Alisson ampliou de cabeça, ao desviar o cruzamento de Léo Pereira, da direita. Lucas fez grande defesa e impediu o segundo gol tricolor. Logo em seguida, Léo foi novamente lançado, saiu em velocidade e finalizou, para outra defesa do arqueiro baiano.

O Vitória teve um escanteio a seu favor na reta final. A bola foi colocada na área, houve o desvio de cabeça, mas Chapecó caiu para defender.

O Grêmio voltou a campo com a mesma formação para a etapa complementar.

Nos minutos iniciais, foi o Vitória quem chegou primeiro e arriscou de longe, da intermediária, com David, que buscou o ângulo esquerdo da meta defendida por Chapecó, mas a bola passou por sobre o gol. O Tricolor respondeu de imediato, em velocidade, com Ricardinho, que partiu para o ataque e rolou para Léo Pereira. O atacante recebeu e chutou forte, mas a bola saiu, por detalhe.

Aos 8 minutos, o Grêmio chegou com efetividade. Após erro na saída de jogo adversária, acionou Ricardinho, que rolou para Léo Pereira. Pela direita, o atacante arrematou a gol, ampliando o marcador no Barradão.

O Vitória teve uma boa chance com Guilherme, aos 14’. Ele invadiu a área e chutou cruzado, obrigando Chapecó a fazer uma grande defesa.

Quatro minutos depois, o Tricolor respondeu levando mais uma vez perigo ao campo de ataque. Léo Pereira recebeu, passou pela marcação e chutou, mas mandou pra fora.

O técnico Luiz Felipe Scolari promoveu sua primeira alteração aos 23’, colocando Pinares no lugar de Jean Pyerre.

Com 28 minutos, o Tricolor tentou com um cruzamento de Lucas Silva, mas Alisson não conseguiu completar.

Mais uma alteração foi providenciada, com Luiz Fernando no lugar de Léo Pereira, aos 30’.

Os donos da casa tentaram descontar com Roberto, que da meia esquerda arriscou de longe, mandando forte, mas por sobre o gol, aos 36’.

Outras duas últimas mudanças foram feitas por Felipão na reta final: Bobsin e Diogo Barbosa entraram nos lugares de Darlan e Ricardinho.

Nos minutos finais, o Vitória teve uma falta perigosa a seu favor. De perna esquerda, Soares cobrou, mas Chapecó defendeu com tranquilidade.

E nos acréscimos, o Tricolor conseguiu ampliar com Diogo Barbosa, após um lance de contra-ataque. Luiz Fernando fez um cruzamento preciso na cabeça do lateral, que mandou a gol.

Com a vitória por 3 a 0, fora de casa, o Grêmio tem vantagem para o jogo de volta, na próxima terça-feira, na Arena.