A equipe Sub-20 do Grêmio conquistou o título de Campeão Gaúcho da categoria após vencer o Juventude, por 1 a 0, em jogo decisivo realizado no final da manhã deste domingo, no Estádio Airton Ferreira da Silva, no CFT Hélio Dourado, na cidade de Eldorado do Sul. O gol do título foi marcado por Nathan Fernandes, aos 35 minutos da etapa final. No jogo de ida, em Caxias do Sul, a equipe comandada pelo técnico Airton Fagundes já havia vencido por 5 a 2 e entrou em campo, hoje, com uma grande vantagem.
A conquista obtida de forma invicta coroou uma campanha de 13 jogos, com 12 vitórias, um empate e nenhuma derrota. Foram 43 gols marcados e apenas oito sofridos. Pedro Clemente foi o artilheiro da competição com dez gols anotados.
O jogo:
Tendo a vantagem de três gols de diferença obtida no Alfredo Jaconi no final de semana passado, a equipe comandada pelo técnico Airton Fagundes entrou em campo sem pressão, podendo jogar com tranquilidade e o regulamento embaixo dos braços. Ainda assim, dominou as ações desde o início, não dando espaço ao adversário.
Logo no primeiro minuto: Zinho entrou na área pela esquerda e chutou forte obrigando o goleiro Ronald a fazer grande defesa.
Aos 14 minutos, Rubens cobrou escanteio da direita, no segundo pau. João Ramos subiu sozinho e meteu a cabeça na bola obrigando Ronald a fazer um verdadeiro milagre evitando o primeiro gol gremista.
O Tricolor seguiu mantendo a posse de bola, sem dar chances ao Juventude.
No minuto 30, Wesley Costa recuperou a bola na esquerda, ao lado da área e fez o passe para Cheron. O camisa 10 gremista puxou para perna direita e chutou forte, da marca do pênalti. A bola explodiu no marcador.
Oito minutos depois, o Tricolor chegou forte outra vez em cobrança de escanteio da direita, quase uma repetição do lance anterior: Rubens cobrou no segundo pau, o goleiro não saiu e Cheron meteu a cabeça colocando a bola rente ao poste direito.
O árbitro deu 4 minutos de acréscimo na primeira etapa e o Grêmio ainda criou uma grande oportunidade aos 47. Zinho avançou pelo meio com a bola dominada na frente da área. Ele teve seu chute bloqueado pelo defensor. Na sequência, Pedro Clemente brigou e a bola sobrou para Rubens, na direita. Ele chutou forte, de primeira, à esquerda do goleiro Ronald.
Foi o último lance importante dos primeiros 45 minutos.
O Juventude começou o segundo tempo ameaçando exercer uma pressão sobre o Grêmio, mas não demorou para o Tricolor assumir as rédeas do jogo outra vez exercendo sua superioridade.
Aos 7 minutos, Igor fez o passe no ponto futuro, pela direita, onde Zinho invadia a área sem marcação. Ele perdeu um pouco o ângulo e chutou em cima do corpo do goleiro Ronald. No rebote, Pedro Clemente meteu a cabeça, mas Ronald, outra vez, conseguiu voltar para salvar e evitar o gol do atacante gremista. Melhor oportunidade até então.
Na sequência, o técnico Airton Fagundes promoveu as duas primeiras alterações na equipe: Jefinho no lugar de Cheron e Gustavo Gomes na vaga de Zinho.
Aos 10 minutos, em sua primeira participação no jogo, Gustavo Gomes invadiu a área pela esquerda e acabou caindo. O árbitro não deu a penalidade máxima indicado que o atacante gremista teria simulado.
Dois minutos depois, o Juventude criou sua primeira oportunidade clara de gol obrigando Cássio a fazer boa defesa. O chute da Davi, no canto esquerdo, fez o goleiro gremista mandar para escanteio.
Aos 17, outra vez Gustavo Gomes apareceu com perigo pela direita. Ele recebeu de Caio Araújo, fez o drible no marcador e bateu rasteiro, no canto direito. A bola bateu no pé da trave e saiu. Foi por pouco.
No minuto 20, mais duas modificações no Grêmio: entraram Nathan Fernandes e Kaick, nos lugares de Rubens e Caio Araújo respectivamente.
Em sua primeira participação na partida, Nathan Fernandes quase marcou. Após cruzamento da esquerda de Wesley Costa, ele pegou a sobra no erro do goleiro Ronald e bateu de canhota, no canto direito. A zaga salvou quase sobre a linha.
O lance anterior indicava a proximidade do primeiro gol gremista que finalmente chegou aos 35 minutos: Wesley Costa cruzou da intermediária, pela esquerda, na marca do pênalti. Pedro Clemente acabou falhando na conclusão, mas a bola sobrou exatamente para Nathan Fernandes, na meia-lua. Ele dominou e mandou colocado, de direita, por cobertura, no ângulo esquerdo. Um golaço! Grêmio 1 a 0!
Em seguida, Airton Fagundes fez as duas últimas trocas no Tricolor colocando José Guilherme no lugar de Wesley Costa e Josué na vaga de Araújo.
Com a vantagem de 6 a 2 no placar agregado da final, restou ao Grêmio tocar a bola e aguardar o apito final do árbitro para comemorar uma conquista que não vinha desde 2014.
Festa em Eldorado do Sul com título estadual Sub-20 e a continuidade de um excelente trabalho da base do Clube em todas as categorias.
Escalações:
Grêmio (1):
Cássio; Igor, João Ramos, Viery e Wesley Costa (José Guilherme); Araújo (Josué), Caio Araújo (Kaick) e Cheron (Jefinho); Rubens (Nathan Fernandes), Zinho (Gustavo Gomes) e Pedro Clemente.
Técnico: Airton Fagundes
Juventude (0):
Ronald, Felipe (Miguel), Clébio (Pedro Sulzbacher), Karan e Da Rocha; Gehring, Rodrigo (Marlon), Alemão (Nicolas), Caíque, Luiz Henrique (João) e Yuri (Davi)
Técnico: Filipe Dias