Crédito: Bárbara Assmann / Grêmio FBPA
As Gurias Gremistas da categoria Sub-20 do Tricolor entraram em campo na tarde desta quarta-feira, no Estádio Vieirão, em Gravataí, para mais um desafio válido pelo Campeonato Brasileiro da categoria. A equipe comandada pelo técnico Yura Tittow fez bonito e venceu por 4 a 0 o América-MG, em partida válida pela 8ª rodada do Nacional. Os gols foram anotados por Pyetra (2x) e Dudinha, na etapa inicial. Karol marcou o quarto na reta final do jogo.
Com o resultado, o Tricolor chega a 10 pontos, se consolidando ainda mais na segunda colocação na tabela.
O Grêmio começou bem a partida, com intensidade e buscando as primeiras chances no campo de ataque. Logo no minuto inicial, Júlia Martins fez um cruzamento da direita, a zaga rebateu e Duda Pedra arriscou de fora da área, mas carimbou a defesa mineira, que mandou a escanteio. Na cobrança, Raissa Rocha tentou o desvio na primeira trave, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.
Já o América-MG tentou responder com uma falta da intermediária de ataque. Ana Clara cobrou, mandando direto a gol, obrigando Tainá a mandar por sobre a meta, passados 9 minutos.
Mesmo com a investida da equipe adversária, foram as gremistas que seguiram mantendo maior volume de jogo e tiveram as melhores chances: aos 14’, Dudinha cobrou uma falta, mas a bola subiu demais. Foi aos 20 minutos de bola rolando que o Grêmio abriu a contagem com um golaço de Pyetra. Depois de uma boa jogada, Júlia Martins fez um cruzamento preciso para a centroavante que dominou, ganhou da arqueira adversária e estufou as redes.
As visitantes não se intimidaram e tentaram igualar o placar aos 30’, com Luizinha em bola parada. A adversária mandou na marca penal, mas Tainá saiu para fazer a defesa.
Mas o Tricolor seguiu ditando o ritmo e aos 38’, ampliou o placar com um bom lance pela direita. Gaby Santos foi a linha de fundo e cruzou na medida para Pyetra, que pela segunda vez no jogo desviou para o fundo do gol. Grêmio 2 a 0.
Na reta final, aos 42’, o Grêmio teve um pênalti a seu favor e foi ali que saiu o terceiro. Dudinha cobrou e mandou no canto direito da meta defendida por Dafiny, marcando mais um gol gremista.
O Grêmio voltou com três mudanças na equipe para o segundo tempo: Emily Giacomolli, Paola e Karol entraram nos lugares de Maria Eduarda, Gaby Santos e Pyetra. Antes dos 10’, Aninha também ocupou o lugar de Raissa Rocha.
Na etapa final, o jogo passou a ficar mais truncado e equilibrado, mas mesmo assim, o Tricolor foi quem criou melhor: Logo de início, Karol fez uma boa jogada pela esquerda, cruzando para a pequena área para Duda Pedra finalizar, mas o chute saiu rasteiro facilitando a defesa de Dafiny. Próximo dos 15’, Karol novamente fez bonito e carimbou a trave depois de um chute forte em direção a meta – por detalhe não marcou o quarto gol gremista.
Próximo dos 20 minutos, o técnico Yura Tittow fez mais duas mudanças no time: Eduarda Dalla Rosa e Juju entraram nas posições de Júlia Martins e Dudinha.
O Tricolor chegou novamente aos 27’, quando Dalla Rosa recebeu um cruzamento na pequena área, desviou de cabeça e a bola chegou a Joana, que finalizou, mas dividiu com a goleira. A zaga auxiliou e afastou o perigo.
Passados 34’, Juju cobrou uma falta da meia direita e Dalla Rosa completou de bicicleta, mas a defesa mineira impediu o gol. Mas na reta final da partida, a estreante da tarde, Karol, arriscou um chute de fora da área e mandou no canto esquerdo da meta adversária, assinalando o quarto gremista.
Com o resultado, o Tricolor soma três pontos, chega a 10 e se consolida ainda mais na 2ª posição. O próximo compromisso acontece na quarta-feira, 24, às 15 horas, no Vieirão, diante do Santos.