O Grêmio está na decisão do Campeonato Gaúcho Sub-17. Na tarde deste sábado, atuando pela partida de volta nas semfinais no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, o Tricolor goleou o Juventude por 5 a 0, totalizando 5 a 1 no agregado. Os gols do triunfo gremista, que de quebra garantiu vaga ao Grêmio na Copa do Brasil da categoria em 2024, foram anotados por Barbosa, Alysson, Guga e Riquelme (2).
Logo no primeiro ataque gremista, com 30 segundos, Alysson recebeu na direita e fez o cruzamento. Barbosa dominou no meio da área e, na caída da bola, arrematou com o peito do pé para mandar no canto esquerdo do goleiro. 1 a 0!
Aos nove minutos de duelo, o Grêmio teve uma cobrança de falta lateral, pelo lado direito. Alysson arriscou o chute direto de canhota, com efeito. A bola caiu rápido e foi no cantinho esquerdo, junto ao pé da trave. O goleiro saltou, mas não evitou que ela entrasse. 2 a 0!
O time visitante teve a grande oportunidade de descontar, aos 19 minutos, após saída de jogo errada da defesa gremista. De dentro da área veio a conclusão e o goleiro João Victor salvou em cima da linha o chute à queima roupa.
Na segunda etapa, o Juventude teve um dos zagueiros expulsos, aos 11 minutos. Após o cruzamento da equerda feito por Pedro Gabriel, aos 28 minutos, a bola foi bem na marca do pênalti. Guga saltou por trás do zagueiro para desviar de cabeça e mandar no contra-pé do arqueiro, que nada pode fazer. 3 a 0!
Riquelme anotou seu primeiro gol na partida, aos 37 minutos. Barbosa passou por dois marcadores pelo lado direito, trazendo para meio. Logo deu o passe para Riquelme que, da meia-lua da grande área cortou o defensor para bater firme, de perna direita, cruzado. O goleiro ainda raspou a bola, mas acabou entrando no canto direito. 4 a 0!
Já nos acréscimos, aos 50 minutos, Riquelme cobrou o pênalti sofrido por Gabriel Passos. Ele partiu para a bola, esperou o goleiro escolher o lado esquerdo, e bateu firme no centro, para definir a goleada. 5 a 0!
As finais do Gauchão Sub-17 serão definidas em dois clássicos Gre-Nais, com datas e horários ainda a serem marcados pela FGF. O Grêmio, por ter melhor campanha geral, decide a competição em casa.
Escalação: João Victor; Fernandinho (Juninho), Murilo Tramontini, Frederico e Pedro Gabriel (Luan); Zortéa (Kayke Diego) e Arthur Junior (Riquelme); Alysson (Gabriel Passos), Barbosa e Acácio; Guga (Emerson Azevedo).
Técnico: Ruimar Kunzel.