Grêmio estreia com goleada

Por
Grêmio estreia com goleada
ESPORTE
26 de janeiro de 2025 - Crédito: Lucas Uebel

Na estreia do Grêmio dentro da Arena nesta temporada, o time conquistou sua primeira vitória pelo Campeonato Gaúcho 2025, de goleada. Em duelo que começou às 20h30, pela 2ª rodada do estadual, o Tricolor aplicou 4 a 0 no Caxias, com gols de Braithwaite, Pavon, Monsalve e Edenílson. Com o resultado, o Imortal assumiu a liderança do Grupo A.

O Grêmio vinha de empate em 0 a 0 fora de casa, em Pelotas, com o Brasil, pela 1ª rodada do campeonato. No confronto de hoje, o técnico Gustavo Quinteros, que também fez sua estreia dentro de casa, manteve a mesma base do time do seu primeiro desafio. A única mudança aconteceu na zaga, com entrada de Gustavo Martins no lugar de Rodrigo Ely – poupado após ter sofrido pancada no jogo anterior.

Com o apoio de cerca de 17 mil torcedores, o Tricolor pressionou durante todo o primeiro tempo. Logo aos três minutos, João Pedro recebeu em cobrança curta e avançou para finalizar de dentro da área, mas a bola passou perto da trave do goleiro adversário. Mais três minutos e nova chance, dessa vez em contra-ataque com passe de Villasanti para Aravena, que cruzou para Pavon tentar de primeira, mas o chute saiu alto demais.

Aos sete minutos, o capitão paraguaio apareceu mais uma vez para interceptar jogada e encontrar Pavon. O atacante passou para Aravena, que finalizou forte, mas o arqueiro do Caxias fez grande defesa, espalmando a bola para longe.

O Caxias só conseguiu levar perigo à área gremista aos 15 minutos, quando Nicholas recebeu na ponta direita, cortou para o meio e bateu sem marcação para a defesa de Gabriel Grando. E a resposta do Tricolor veio aos 22, com Cristaldo recebendo de Braithwaite para finalizar rasteiro, mas o goleiro Matheus desviou e a bola bateu na trave.

Antes disso, em jogada entre Cristaldo e Braithwaite, o dinamarquês reclamou de pênalti sofrido no duelo com Lucas Cunha, mas o árbitro Anderson Daronco mandou a partida seguir.

No último lance de perigo da primeira etapa, aos 31 minutos, Pavon deu ótimo passe para João Pedro pela direita. O lateral cruzou para Cristaldo, que se jogou para finalizar, mas a bola passou à esquerda do gol adversário.

Após o intervalo, o Grêmio voltou com suas primeiras mudanças. O meia Edenílson entrou no lugar do volante Dodi e o centroavante André Henrique entrou no lugar do atacante Aravena.

E antes mesmo do relógio completar 60 segundos de jogo, o Tricolor abriu o placar. No seu primeiro lance na partida, Edenilson tocou para Braithwaite, que abriu caminho entre a defesa adversária e chutou forte no canto esquerdo do goleiro adversário. O arqueiro até tocou na bola, mas não foi suficiente para impedir que ela balançasse a rede. Grêmio 1 x 0 Caxias.

O duelo continuou mais disputado no meio de campo, com maior ofensividade Tricolor, porém sem voltar a levar perigo à meta adversária. Aos 20 minutos, Gustavo Quinteros promoveu sua terceira substituição: saiu o meio-campista Cristaldo para a entrada do atacante Pavon.

Três minutos depois, o Grêmio quase ampliou. André Henrique recebeu pela esquerda, passou da marcação e cruzou rasteiro para Braithwaite, que não alcançou para desviar para o gol.

Mais um minuto, e mais uma chande do Tricolor, agora certeira! André Henrique apareceu novamente pela esquerda e puxou o contra-ataque, encontrando Pavon. O argentino superou a defesa e tocou para o gol, vencendo o goleiro adversário. Grêmio 2 x 0 Caxias.

Aos 31, o lateral Mayk sentiu a coxa direita e foi substituído pelo zagueiro Viery, atleta da Base Gremista em seu primeiro jogo no time principal. Três minutos depois, o Caxias tentou a reação em jogada de Welder, que passou pela marcação e finalizou, mas Grando evitou o gol do adversário.

No minuto seguinte, foi a vez do Grêmio, que ampliou. Em jogada pela direita, Edenílson passou para Pavon, que cruzou rasteiro. Braithwaite, em jogo de corpo, deixou passar para Monsalve, que dominou e chutou no cantinho, de longe, estufando o barbante. Grêmio 3 x 0 Caxias.

Aos 37, a última alteração no Tricolor: saiu o atacante Pavon para a entrada do meio-campista Pepê. E aos 47, já nos acréscimos da partida, ainda deu tempo de fechar a goleada gremista. O próprio Pepê lançou à distância para Edenílson, que avançou e chutou na saída do goleiro adversário. Grêmio 4 x 0 Caxias!

Fim de jogo e o Grêmio terminou a rodada com quatro pontos na competição, em primeiro lugar da sua chave. O próximo desafio do Tricolor será contra o Monsoon, quarta-feira (29) às 22 horas, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.