O Grêmio enfrentou o Vasco na tarde deste domingo (23), em São Januário, no Rio de Janeiro, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Em campo, o técnico Renato Portaluppi colocou uma equipe com algumas peças diferentes do último jogo, mas a vitória não veio, terminando empatada em zero a zero. Com o resultado, Tricolor soma um ponto e ocupa a oitava posição na tabela da competição, com 7 pontos.
A partida iniciou favorável para o Tricolor, que se manteve no campo de ataque e trabalhou bem a bola na maior parte da primeira etapa. Logo aos 5 minutos teve uma chance clara de gol, quando Pepê rolou para Alisson, que cortou a marcação e finalizou, obrigando Fernando Miguel a uma boa defesa. Na sequência, foi a vez de Pepê receber no meio e finalizar, mas a bola acabou explodindo na marcação e amortecendo para a defesa do goleiro adversário.
O Vasco respondeu em uma bola parada aos 15’, quando, após cobrança de escanteio, Fellipe Bastos desviou, acertando Lucas Silva. Os donos da casa pediram pênalti, mas o lance foi considerado normal.
Outra oportunidade gremista surgiu passados 20 minutos, com uma falta da meia esquerda. Jean Pyerre colocou na área, mas a zaga vascaína cortou. No lance seguinte, depois de uma boa jogada coletiva, Isaque serviu Orejuela na direita – o lateral finalizou cruzado, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Já aos 34’, foi a vez de Bruno Cortez receber um passe em profundidade, ir para a linha de fundo e fazer o cruzamento, mas acabou mandando muito fechado e a bola terminou nas mãos do goleiro Fernando Miguel. Quatro minutos depois Alisson acertou a trave esquerda da meta carioca.
Na reta final da etapa inicial, Lucas Silva chutou forte, a bola explodiu na marcação e sobrou para Pepê, que tentou encobrir Fernando Miguel, mas o arqueiro vascaíno conseguiu defender.
O segundo tempo passou a ficar mais equilibrado. O Vasco conseguiu ameaçar por mais vezes nos minutos iniciais. Aos 4’, teve uma falta a seu favor da meia direita. Benítez colocou na área, mas a defesa gremista cortou bem. Mas no lance seguinte, Talles Magno saiu em contra-ataque, chegou pelo meio e, da intermediária, chutou, por sorte, mandando pela linha de fundo. Já o Tricolor tentou responder aos 7’, com uma tabela rápida de Isaque e Jean Pyerre, mas a defesa carioca conseguiu o corte.
Na sequência, o Grêmio chegou novamente, agora com uma falta na intermediária ofensiva, frontal. Lucas Silva chutou rasteiro e bateu na marcação.
Os donos da casa responderam aos 15 minutos, quando Bruno César fez uma cobrança de escanteio na área, Castán desviou e a bola, ao final, sobrou para Ricardo Graça, que chutou, mandando por cima do gol, para sorte gremista.
Aos 29’, Thiago Neves cobrou uma falta de longa distância, houve o desvio de cabeça, mas Fernando Miguel fez a defesa com segurança.
Passados 34’, o Vasco levou muito perigo a meta gremista, quando Vinicius recebeu na meia direita e chutou, buscando o canto direito de Paulo Victor. O camisa 1 fez a defesa, mandando a escanteio.
Nos minutos finais, aos 41’, o Grêmio ainda teve uma falta a seu favor. Da intermediária, de longa distância. Thiago Neves bateu, mas a bola explodiu na barreira.
Com o resultado, o Grêmio soma um ponto, chegando a 7 e na oitava posição na tabela da competição.