Crédito: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
São quase 120 anos de história, centenas de títulos e milhares de torcedores espalhados por todos os cantos do mundo. Já é fato que o Grêmio é um dos maiores clubes mundiais, de referência no país e estudos comprovam isso. Atualmente no G4 do Brasileirão e com vaga conquistada nas quartas de final da Copa do Brasil, o Tricolor gaúcho conquista mais uma marca. Segundo relatório divulgado pela Brand Finance, consultoria independente que mede a força e valor das marcas pelo mundo, o Grêmio é a terceira marca de Futebol mais valiosa do Brasil.
O Clube figura no Top 3, com o valor de R$224 milhões, atrás apenas de Flamengo, que soma R$ 515,95 milhões e Palmeiras, com R$415 milhões. O ranking ainda conta com mais oito clubes brasileiros como Corinthians, São Paulo, Atlético-MG, Internacional, Santos, Fluminense e Athlético-PR, que nesta ordem completam o Top 10.
O valor da marca se refere ao valor presente dos ganhos especificamente relacionados à reputação. As organizações possuem e controlam esses ganhos por meio dos direitos de marca registrada. Ainda segundo o relatório, o futebol é o principal esporte no Brasil, com uma gigantesca indústria que move aproximadamente R$ 8 bilhões a cada ano, número que é ainda maior considerando todas as equipes de todas as séries nacionais e divisões.
Abaixo, confira o Top 10 das marcas mais valiosas do meia:
1. Flamengo – R$ 515,95 milhões
2. Palmeiras – R$ 414,89 milhões
3. Grêmio – R$ 224,24 milhões
4. Corinthians – R$ 204,73 milhões
5. São Paulo – R$ 190,96 milhões
6. Atlético-MG – R$ 186,66 milhões
7. Internacional – R$ 157,31 milhões
8. Santos – R$ 118,29 milhões
9. Fluminense – R$ 106,11 milhões
10. Athletico – R$ 84,64 milhões