Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Grêmio de volta à Série A. Como será o 2023 do Tricolor

Crédito: Lucas Uebel / Grêmio FCPA

Após um ano na Série B do Brasileirão, o Grêmio está de volta à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O ano de 2023 tem tudo para ser um ano de virada para o Tricolor Gaúcho, pois voltando à elite do futebol nacional tudo tende a melhorar, desde as receitas até o moral da torcida e dos jogadores. Ainda é cedo para falarmos sobre o que vai acontecer com o Grêmio ano que vem, até porque todos os olhos estão voltados para o Catar, onde vai acontecer mais uma Copa do Mundo, mas alguma coisa já é possível de se especular.

Além da Copa do Mundo em 2022, o Grêmio ainda terá um problema para realizar seu planejamento para 2023, pois o clube passará por eleições ainda em 2022, e o futuro do time passará diretamente pelo resultado dessas eleições. O presidente Romildo Bolzan deixará o clube após 8 anos, e a próxima gestão precisará lidar com a situação financeira do clube, que está nada boa, e também com os próximos contratos de patrocínio, que certamente precisarão ser renegociados.

Entre os patrocinadores do Grêmio neste ano de série B está o Mr. Jack, uma casa de apostas, que tem contrato com os times masculino e feminino do Grêmio até março de 2023. Depois disso, o clube ficará disponível para buscar mais um patrocínio para a disputa do Brasileirão, e espera-se que o valor seja bem mais alto do que o atual. Times da série A como Flamengo e São Paulo recebem valores que chegam ao triplo do valor recebido pelo Grêmio na parceria com o Mr. Jack.

Os resultados do Grêmio em 2022

O ano do Grêmio não foi fácil, mas o maior objetivo do time nesta temporada está praticamente alcançado, voltar à Série A do futebol brasileiro. Apesar de ter ficado longe de conquistar o título da Série B, tudo que a torcida gremista queria era voltar à elite do campeonato brasileiro, e este objetivo está praticamente assegurado. Até o fechamento deste artigo, o Grêmio tinha feito 30 jogos na Série B, sendo 13 vitórias, 11 empates e 6 derrotas. Não foi uma campanha de dar orgulho, mas deu para o gasto para assegurar uma das vagas para a Série A.

A campanha do Grêmio jogando dentro de casa na Série B foi muito boa, reforçando a ideia de que sua torcida realmente empurra o time, que é muito forte jogando no Rio Grande do Sul. Foram 15 jogos, com 11 vitórias, 2 empates e apenas 2 derrotas, e esta campanha como mandante foi indispensável para que o Grêmio pudesse conseguir sua vaga no G4.

Porém, a campanha como visitante realmente preocupou os torcedores, pois o rendimento foi bem abaixo do esperado. O Grêmio fez apenas a sétima melhor campanha como visitante, com apenas 2 vitórias em 15 jogos, uma campanha bem abaixo do líder Cruzeiro. Em setembro, foram 3 derrotas consecutivas como visitante, contra Novorizontino, Criciúma e CRB, times que não fazem parte dos primeiros colocados.

Vale destacar ainda que o Grêmio foi o grande campeão gaúcho de 2022, mesmo estando na Série B do campeonato nacional, derrotando o Ypiranga na final, e mesmo estando em uma divisão inferior ao seu grande rival Internacional, venceu o GreNal por 3×0 fora de casa, em um resultado histórico, em Abril. 

Elenco para 2023

Com o fim da temporada chegando, alguns jogadores estão com contrato por vencer, e ainda não se sabe se vão renovar ou não, decisão que cabe à nova diretoria eleita em setembro, em conjunto com o técnico Renato Gaúcho. Vamos destacar alguns dos jogadores que tem contrato vencendo ainda este ano, e certamente farão falta para a próxima temporada, caso não tenham seus contratos renovados:

> Kannemann: O zagueiro Kannemann é um ídolo dos torcedores gremistas, pois já está no clube há muitos anos, e montou uma zaga que foi considerada por muitos anos uma das melhores do Brasil, junto com Pedro Geromel. Agora com 31 anos de idade, o contrato de Kannemann expira no fim do ano, e o zagueiro argentino já recebeu propostas de clubes do Catar, mas não assinou nenhum pré-contrato até o momento.

> Diego Souza: Artilheiro do Grêmio na Série B, com 12 gols e 4 assistências, Diego Souza é um dos jogadores com maior identificação com a torcida Tricolor, foi peça fundamental para o acesso do clube. O jogador de 37 anos tem contrato até dezembro, mas nenhuma definição quanto ao seu futuro ainda foi definido. Caso não renove seu contrato, o Grêmio precisará ir ao mercado em busca de um goleador.

> Edílson: Na lateral direita, Edílson, de 36 anos, é mais um que tem contrato terminando em dezembro de 2022. O jogador revelou recentemente que tem um contrato de produtividade com o time gaúcho, e voltou a ser titular com Renato Gaúcho, o que pode fazer com que ele permaneça no clube, mas a idade avançada por atrapalhar, já que a Série A exige mais dos jogadores.

> Gabriel Teixeira: O ponta esquerda do esquema de Renato Gaúcho, Gabriel Teixeira tem contrato vencendo no final do ano, e por tratar-se de um jovem de apenas 21 anos, certamente será muito visado pelo mercado na próxima janela de transferência. O jogador pertence ao Fluminense, que estipulou a opção de compra do jogador em 9 milhões de reais, valor que dificilmente será coberto pelo Grêmio, já que o jogador tem proposta do mundo árabe.

> Elkeson: Jogador que sempre substitui Diego Souza, e marcou apenas um gol na Série B, Elkeson tem contrato até o fim do ano, e dificilmente permanecerá para a próxima temporada devido aos altos salários que o jogador recebe, algo em torno de R$300 mil e R$450 mil, fora premiação. O jogador deve voltar ao futebol chinês em 2023.

Talvez ainda seja cedo demais….

Ainda é cedo para definirmos como será o ano de 2023 para o Grêmio, mas já podemos ver que haverá grandes mudanças no futebol do time, principalmente na diretoria, que será renovada após 8 anos. Alguns jogadores considerados medalhões no elenco tem seu contrato acabando no fim do ano, o que aumenta ainda mais as dúvidas sobre o ano que vem, mas já sabemos que será um ano com as esperanças renovadas de que a segunda divisão tenha ficado para trás.

Sair da versão mobile