O Grêmio está na fase semifinal do Estadual Sub-20. Com uma goleada de 5 a 0 sobre o São Luiz na tarde desta quarta-feira, no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, a equipe comandada por Airton Fagundes garantiu vaga na próxima fase com a melhor campanha da competição. Pedro Clemente marcou três vezes e Rubens anotou em outras duas oportunidades. O São José será o adversário por uma vaga na grande final.
Mesmo com a vantagem do empate, o time do Grêmio partiu para o ataque e manteve a pressão ofensiva em todo o tempo de jogo. A goleada construída com três gols de Pedro Clemente e dois de Rubens passou pela ótima atuação de todos os jogadores. Desde o goleiro Cássio, que fez apenas uma intervenção em lance mais perigoso, passando pelo sólido sistema defensivo. Pelos lados ou no meio, a equipe gremista conquistou facilidades para chegar no campo de ataque.
O primeiro gol do Grêmio nasceu aos 22 minutos com Cheron acionando Rubens na entrada da área. O camisa sete passou por dois marcadores e chutou no canto direito na saída do goleiro.
Aos 30 minutos do primeiro tempo, Wesley Costa fez o giro na marcação e cruzou de perna esquerda, na medida para Pedro Clemente subir mais alto que a defesa e marcar o 2 a 0 para o Grêmio.
Chegando nos 41 minutos, após uma rebatida para intermediária, Cheron colocou a bola em grande altitude, atrapalhando o posicionamento do goleiro do São Luiz que falhou, a bola tocou na trave e Gustavo rolou para Pedro Clemente marcar na pequena área.
No último lance do primeiro tempo, chegando nos 45 minutos de jogo, Wesley com um outro cruzamento perfeito da esquerda mandou no meio da área para Pedro Clemente marcar o seu terceiro gol, deixando o placar em 4 a 0.
Na volta para a segunda etapa, o técnico Airton Fagundes não promoveu nenhuma alteração e mesmo assim, com muito ritmo de jogo, o Tricolor seguiu pressionando o adversário, mostrando um condicionamento físico muito superior ao time de Ijuí.
Aos 6 minutos de jogo, Cheron recebeu pelo lado esquerdo, carregou para o fundo de campo e cruzou rasteiro para Rubens. No primeiro chute o goleiro conseguiu fazer a defesa, mas o rebote voltou justamente para o camisa sete converter, marcar o seu segundo no jogo e deixar o placar em 5 a 0.
As primeiras alterações do Tricolor ocorreram aos 11 minutos da etapa final. Lian entrou na vaga de Rubens e Nathan Fernandes substituiu Gustavo. Com 20 minutos mais uma troca com Kaick na vaga de Hiago e Leandro entrando para saída de Cheron.
Dominando o jogo, o Tricolor criou mais algumas boas oportunidades, mas não conseguiu ampliar o marcador. A defesa do São Luiz optou por se fechar e arriscou poucas investidas no campo de ataque.
As últimas substituições ocorreram aos 27 minutos com Josué entrando na vaga João Vitor e Lucas Caniggia entrou na caga do Pedro Clemente.
Com a goleada de 5 a 0, somada ao placar do primeiro jogo (3×2 para o Grêmio), o Tricolor avança para a fase semifinal para enfrentar o São José. Por ter a melhor campanha entre as equipes nas fases finais, todas as decisões serão em Eldorado do Sul com o primeiro jogo na casa do adversário.
Escalação: Cássio, Lucas Kawan, João Ramos, Viery e Wesley Costa; João Vitor (Josué), Hiago (Kaick) e Cheron (Leandro); Gustavo (Nathan), Rubens (Lian) e Pedro Clemente (Lucas Caniggia).
Técnico: Airton Fagundes