Governo reconhece situação de emergência de Paraíso do Sul

Por 25 de janeiro de 2022

Crédito: Ass. Com.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência de Paraíso do Sul por consequência da estiagem. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Após a oficialização do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações englobam restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

O prefeito Artur Ludwig assinou o decreto nº 002/2022 no dia 11, declarando situação de emergência nas áreas do Município afetadas. A ausência de chuvas ocasionou falta de água potável para consumo humano e perda significativa da agricultura e pecuária. Os índices pluviométricos foram inferiores às medidas dos últimos anos, considerando a deficiência hídrica do interior de Paraíso do Sul. Na oportunidade esteve presente o tenente-coronel Jacob Aristeu Pinton, coordenador regional da Defesa Civil.