Havia uma expectativa de que a Prefeitura liberasse a Praia Nova, no Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul neste final do ano. No entanto, como governo que chega ao fim não realizou nenhum investimento no local e devido à pandemia do coronavírus, o prefeito Sergio Ghignatti resolveu fechar o acesso ao balneário.
Nem mesmo a guarita para os guarda-vidas da Operação Verão, na qual a Praia Nova está inserida, não foi construída. Desta forma, a ocupação do balneário neste verão ficará por conta do governo do prefeito eleito José Otávio Germano, que já disse que vai liberar o acesso à Praia Nova no mês de janeiro.
Se por um lado a Praia Nova está fechada, para descontentamento dos proprietários dos bares no local, por outro, os balneários particulares estão liberados desde que cumpram os protocolos sanitários referentes à Covid-19.
A Praia Nova é a opção para os cachoeirenses durante o verão. Nem mesmo as condições favoráveis de banho, conforme a Fepam, sensibilizou a administração atual. Para tanto, o novo governo a partir de janeiro terá que agir rápido na infraestrutura como acesso em condições, água potável, banheiros, área de camping, estacionamento, parada de ônibus e demarcação da área de banho.