Foi confirmado, através do Diário Oficial a homologação do Estado do Rio Grande do Sul, o decreto de Situação de Emergência expedido pelo prefeito de Pantano Grande Mano Paganotto em razão dos problemas ocasionados pelas chuvas intensas registradas no Município, principalmente durante o mês de setembro deste ano. Foram aproximadamente 500 milímetros de chuva, quase o triplo da média normal para o período.
A Administração Municipal realizou reuniões envolvendo o prefeito, vice-prefeito Juninho Pires, secretários de governo, juntamente com o secretário municipal da Defesa Civil Saul Bergenthal e o coordenador regional da Defesa Civil, tenente-coronel Adriano Zanini. As equipes também percorreram áreas urbanas e rurais de Pantano Grande registrando os pontos de estragos, para então expedir o decreto de Situação de Emergência em busca recursos do Estado e da União.
Com o decreto homologado, Pantano Grande deverá receber apoio suplementar para minimizar os problemas ocasionados pelas enxurradas na cidade e no interior do Município, com a manutenção efetiva das estrada vicinais e área de alagamentos.