O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou pelas redes sociais, no final da tarde desta sexta-feira (24), que testou positivo para a covid-19. Ele afirma que cancelou as agendas e começou um período de isolamento, seguindo recomendações médicas.
Leite foi submetido a um exame RT-PCR. Assintomático, o governador afirma ter sido surpreendido pelo resultado. “Após um teste RT-PCR e mesmo estando assintomático, fui surpreendido agora há pouco com o resultado positivo para Covid-19. Cancelei as minhas agendas e iniciei isolamento, seguindo as instruções médicas”, salientou.
Nesta sexta-feira, pouco antes do anúncio de que está com o novo coronavírus, o governador participou da solenidade de inauguração dos primeiros leitos de UTI do Hospital de Charqueadas. Na última segunda-feira (20), Leite participou com jornalistas do Programa Roda Viva, pela TV Cultura. Durante a semana, ele também esteve reunido com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, que esteve na Capital em visita ao Palácio Piratini.
O governador Eduardo Leite é nono gestor estadual a contrair a covid-19. Na lista, estão Carlos Moisés (PSL), de Santa Catarina, Mauro Mendes (DEM), de Mato Grosso, Helder Barbalho (MDB), do Pará, Renan Filho (MDB), de Alagoas, Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco, Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, Belivaldo Chagas (PSD), de Sergipe, e Antonio Denarium (PSL), de Roraima.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, também testou positivo para a doença.