Caixas de correios eletrônicos de cachoeirenses começaram a semana com uma mensagem que chamou a atenção. O texto está em inglês. Segundo seu conteúdo, golpistas usaram um programa ilegal e invadiram o computador da vítima. Ainda de acordo com a mensagem, mesmo que a a vítima tenha mudado de senha, agora será alvo de uma chantagem. “Meu software reconhece todas essas ações. Estou atualizando senhas! Estou sempre um passo à frente ….”, diz o corpo do texto do e-mail que a reportagem do OCorreio teve acesso. “Eu baixei todas as informações confidenciais do seu sistema e recebi mais algumas evidências. O momento mais interessante que descobri são vídeos onde você se masturbou”, segue a mensagem dos estelionatários.
Conforme garantem, a vítima acabou instalando um código malicioso em seu sistema operacional. Com isso, a armadilha foi ativada. “Quando você clicou no botão Play on porn video. Naquele momento, o meu trojan (código malicioso) foi baixado para o seu dispositivo”, dispara o texto. “Após a instalação, sua câmera frontal grava vídeo toda vez que você se masturba. Além disso, o software é sincronizado com o vídeo que você escolher”, completa.
O remetente da mensagem prossegue dizendo que as informações de contato da vítima nas redes sociais e endereços de e-mail foram colhidas. Para apagar “todos os seus dados e vídeos coletados”, o alvo do golpe precisaria depositar US$ 600 (valor em torno de R$ 2,3 mil) em BTC (moeda criptografada).
No e-mail enviado, a carteira de Bitcoin é repassada e com uma ameaça na sequência. “Você tem 48 horas depois de ler esta carta. Após a sua transação, apagarei todos os seus dados. Caso contrário, enviarei vídeos com suas brincadeiras para todos os seus colegas, amigos e parentes!!!”, atira.
Na parte final da mensagem, os estelionatários orientam que a vítima não responda. “O endereço do remetente é falso, só para me manter incógnito. E daqui em diante, seja mais cuidadoso! Por favor, visite apenas sites seguros! Tchau, tchau…”, finalizam.
Como se proteger?
Desconfiar de todos os e-mails recebidos de remetentes desconhecidos é a primeira regra para se proteger de ataques virtuais.
Para os casos de sextorsão em específico, a orientação é deixar a webcam coberta e desativada. Outra dica é deixar os arquivos com fotos ou vídeos íntimos, caso o usuário tenha, em uma mídia à parte, como HD externo, e protegidos por senha.
Segundo o delegado especializado em crimes virtuais da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Emerson Wendt, os golpistas ainda podem usar táticas de engenharia social para enganar as vítimas e fazê-las clicar em links que permitem a instalação de arquivos. “Hackers enviam e-mails com os arquivos para milhares de pessoas. Estima-se que entre 1% e 3% cliquem no código malicioso, o que já rende um grande volume de recursos”, alerta Wendt.
O golpe é baseado em uma farsa montada que pode enganar as vítimas. Caso acreditem que os estelionatários têm posse de material de cunho íntimo, os alvos dos ataques podem acabar pagando o valor exigido.
Como identificar um golpe por e-mail?
A reportagem lista cuidados que podem evitar o golpe:
- O e-mail menciona uma webcam e a gravação de vídeo secreto
- Há uma solicitação de dinheiro a ser enviado em bitcoin ou outra criptomoeda
- A mensagem pode até incluir uma senha real (geralmente antiga) que o usuário usa ou usava
- Os estelionatários utilizam uma tática ameaçadora, que consiste em dizer que irão enviar o vídeo aos contatos da vítima
- É comum que o texto esteja em língua estrangeira