Golpista usa nome de ex-secretário municipal

Por 23 de setembro de 2021

O ex-secretário municipal de Despostos, Eduardo Marzall, foi alvo de um golpe. Um estelionatário usa um número de telefone celular e finge ser Marzall mandando mensagens com pedido de dinheiro. “Estão usando o número ***** se passando por mim e pedindo dinheiro! É golpe”, alerta o ex-secretário da Prefeitura de Cachoeira do Sul.

Em uma mensagem, o golpista ataca a própria mãe de Marzall. “Oi mãe. Estou usando este número também ok, ativei outro plano”, enviou o criminoso para tentar justificar o contato com outro número e telefone. “Precisava de um favor teu”, prosseguiu o golpista.

Após a mãe do ex-secretário responder via áudios no WhatsApp, o falso Eduardo Marzall passa a introduzir o objetivo da mensagem: obter dinheiro dela. “Estou tentando realizar um pagamento…”, mente o golpista.

Marzall foi anunciado secretário municipal ainda em dezembro de 2020. No mês passado, acabou substituído.

Saiba mais

O golpe tem duas variações. Na primeira, os golpistas clonam o aplicativo de mensagem. Depois, pedem dinheiro para os contatos da vítima que teve o aplicativo clonado. Em outra vertente do ataque, os estelionatários usam um número qualquer de telefone com uma foto da pessoa (geralmente, tirada de redes sociais) e entram em contato com seus conhecidos pedindo dinheiro e dizendo que mudaram de número.

Dicas

As orientações de especialistas contra o golpe:

  • Desconfie de links, SMS ou mensagens que pedem para você clicar em algo
  • Nunca passe senhas ou códigos para ninguém
  • Ative as camadas de proteção, senha e verificação em múltiplas etapas do seu aplicativo de conversa e outros apps
  • Não deixe seu celular desbloqueado em locais público
  • Em caso de problema, entre em contato com o suporte do aplicativo e avise seus conhecidos
  • Nunca faça transferências a pessoas sem antes conferir se está tudo correto

Crédito: OC/Reprodução