Nesta quarta-feira (24), o Ministério da Educação (MEC) ressaltou que as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A medida vem após a remoção de um site falso que tentava enganar candidatos.
Desde 2004, o ProUni oferece bolsas de estudo, tanto integrais quanto parciais, para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. A página falsa, que imitava a identidade visual do portal oficial, solicitava dados dos candidatos e exigia um pagamento de R$ 100 para a inscrição, sob a falsa ameaça de desclassificação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e edições futuras.
A cobrança é indevida e ilegal. O MEC informou que as inscrições oficiais foram abertas na terça-feira (23) e vão até sexta-feira (26), exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nesta segunda edição de 2024, estão disponíveis 243.850 bolsas, sendo 170.319 integrais e 73.531 parciais, em 367 cursos de 901 instituições participantes.
MEC ORIENTA COMO FAZER A INSCRIÇÃO NO PROUNI
O MEC orienta que, para se inscrever no Prouni, é necessário ter um login no Gov.br com CPF e senha cadastrados. Os candidatos devem fornecer e-mail e telefone válidos, preencher dados pessoais e familiares, e selecionar até duas opções de instituição, curso e tipo de bolsa conforme a renda familiar. A consulta detalhada das bolsas está disponível no mesmo portal.
Para participar, o candidato deve ter participado do Enem nas edições de 2022 ou 2023, com nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. Além disso, a renda familiar per capita não pode exceder um salário mínimo e meio para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais.
O ProUni é destinado a estudantes que ainda não possuem diploma de nível superior.
CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL