Golpe do SMS de aplicativo de banco bloqueado avança em Cachoeira do Sul

Por 30 de agosto de 2021

O final de semana foi marcado por ataques golpistas em forma de mensagens de texto recebidos por moradores de Cachoeira do Sul em seus celulares. A reportagem do Portal OCorreio teve acesso ao conteúdo do SMS encaminhado por estelionatários e apurou o esquema montado que também tem cachoeirenses entre seus alvos.

Golpistas estão usando nomes de grandes empresas para aplicar fraudes através dessas mensagens pelo celular. A nova estratégia é atrair vítimas através de SMS que simula enviado pela Caixa Econômica Federal.

A mensagem – enviada por um telefone com prefixo de São Paulo – alerta que o aplicativo do cliente será bloqueado por motivos de segurança e solicita que o usuário acesse um link para evitar o bloqueio. No entanto, ao clicar, a vítima acaba entrando em uma página criada para roubar dados dos usuários.

A assessoria da Caixa informou que não envia mensagens ou links aos clientes e orienta que sejam tomados cuidados. Informações atualizadas sobre fraudes são regularmente repassadas para a Polícia Federal, incluindo as mensagens enviadas para moradores de Cachoeira do Sul.

Conforme investigações da Polícia indicam, parte dos ataques tem origem em presídios.

Confira a lista de cuidados contra o golpe:

– Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos

– Desconfiar de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”

– Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário

– Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados

– A Caixa não pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual

– A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar