Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Golpe do pagamento por aproximação

Crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Um novo golpe do pagamento por aproximação com cartão de crédito vem gerando dor de cabeça. A empresa de cibersegurança Kaspersky divulgou três novas variantes do vírus brasileiro Prilex — já conhecido por roubar os dados de cartões usados em maquininhas. Dessa vez, o malware também bloqueia o pagamento via aproximação (contactless) para forçar o uso do cartão físico e fraudar transações.

O golpe funciona assim: o cliente tenta efetuar uma compra em um estabelecimento por meio do pagamento por aproximação – via cartão, celular ou até pulseira inteligente. Mas a máquina de cartão exibe a mensagem: “Erro aproximação. Insira o cartão”.

Ao impedir a compra via aproximação, a vítima é forçada a realizar a compra inserindo seu cartão de crédito físico nas máquinas infectadas. É aí que os dados do cartão são capturados.

O que fazer?

O chefe da equipe global de Pesquisa e Análise (GReAT) da Kaspersky na América Latina, Fabio Assolini, explica que o consumidor deve buscar opções – Pix, dinheiro ou outro terminal. De qualquer forma, o lojista deve manter seguros os computadores do ponto de venda onde as transações são validadas.

Ainda vale dizer que cartões com limites mais altos são mais visados.

Dicas de segurança


*”171″ é uma coluna com pauta sobre casos de estelionato veiculada exclusivamente pelo Portal OCorreio

Sair da versão mobile