Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

SMIS alerta cachoeirenses para “Golpe do Auxílio”

A Secretaria Municipal de Inclusão Social (SMIS) divulgou alerta nesta quarta-feira sobre um golpe que está sendo chamado de “Golpe do Auxílio”, que utiliza o nome do programa Auxílio Brasil, do Governo Federal, prometendo pagamento de benefícios através de um link.

Segundo o Ministério da Cidadania, o objetivo do golpe é a tentativa de roubar o dinheiro das vítimas. As abordagens são feitas – na maioria das vezes – através do WhatsApp, mas também é possível que cheguem via SMS ou e-mail.

Em casos já relatados, os estelionatários chegam a se passar por integrantes das equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), direcionando para um link que solicita dados pessoais do beneficiário e até mesmo a chave pix. De acordo com o Ministério da Cidadania, não existe benefício que seja pago dessa forma, além de nunca enviar links para usuários.

Os únicos meios de pagamento do Auxílio Brasil são através de conta Poupança Digital e conta corrente de depósito à vista.

O secretário Itamar Luz salienta que o CRAS é responsável pela entrevista das famílias, onde o cadastrador digita os dados coletados no Sistema de Cadastro Único. O CRAS não efetua pagamentos nem oferta empréstimos para os beneficiários, portanto, deve ser desconsiderada qualquer mensagem recebida em nome dos CRAS de Cachoeira do Sul.

Sair da versão mobile