No dia 8 de março o Arquivo Público do Rio Grande do Sul (Apers) comemora 115 anos de história, memória e preservação do patrimônio documental do Estado. Para marcar a data e celebrar entre usuários, servidores e comunidade, os servidores da instituição, vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), prepararam um conjunto de debates virtuais para os dias 8, 9 e 10 de março (confira a programação no card abaixo).
Os debates serão transmitidos pelo Facebook do Apers e não necessitam de inscrição prévia. Para os interessados, haverá emissão de certificado de participação por dia feita pela Escola de Governo (EGov), que deve ser solicitado no preenchimento do formulário de check-in na live.
“É uma oportunidade de ressaltar e dar visibilidade às atividades desenvolvidas pela instituição nestes 115 anos, tanto com relação à gestão documental como das ações culturais e educativas, que sempre foram um dos elos do Arquivo com a sociedade”, afirma Aerta Grazzioli Moscon, diretora do Apers.
Além das atividades programadas para a semana de aniversário, o Apers realizará no dia 30 de março a primeira Visita Mediada Virtual. A iniciativa surge como uma alternativa para dar continuidade ao serviço de visitas guiadas à sede da instituição, localizada no Centro de Porto Alegre, interrompido pela pandemia.
A visita virtual é gratuita e é necessário inscrição prévia pelo e-mail visitas@planejamento.rs.gov.br.
Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site do Arquivo Público, nas redes sociais do Apers – Facebook e Instagram – ou pelo e-mail divulga-apers@planejamento.rs.gov.br.
História
O Arquivo Público do Rio Grande do Sul (Apers) foi criado em 8 de março de 1906, por um decreto do então presidente do Estado Antônio Augusto Borges de Medeiros. Atualmente, o Apers é o órgão gestor do Sistema de Arquivos, promotor da gestão documental no Estado, e é uma instituição referencial na produção de conhecimento e pesquisa.
O Arquivo Público está localizado na rua Riachuelo, 1.031, no Centro da capital, e custodia documentos de acesso público, oriundos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de Tabelionatos e Registro Civil.