Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Gnomos, Duendes, Goblins e Leprechauns…

Gnomos, Duendes, Goblins e Leprechauns. Sabe a diferença entre os seres mágicos?

Um Gnomo é uma criatura mitológica, na lista dos seres elementais. Vivem em minas ou em troncos de árvores, onde guardam seus tesouros.

O nome vem do grego clássico gnosis (conhecer) ou de genomas (terrestre).

Já um Duende tem a cabeça em formato cônico. Pode atravessar paredes, teletransportar objetos e pessoas, mudar de forma e cor, além de ter alta velocidade. Gostam de pregar peças, incluindo o sumiço de objetos, abertura de portas e barulho. Podem não ser amigáveis, com relatos até de emprego de violência.

Os Goblins são criaturas normalmente verdes parecidas com os Duendes. Fazem parte do folclore nórdico. Fazem brincadeiras de mau gosto. Podem portar espadas e armas.

O termo vem do francês antigo gobelin, do latim medieval gobelinus, relacionado ao cobalus, do grego κόβαλος (kóbalos). Ou seja, enganador ou desonesto. Os goblins são associados ao mal. São feios e assustadores e travam batalhas contra os Gnomos.

Leprechaun é um figura mitológica do folclore da Irlanda. Sempre trabalhando, é um guardião de tesouros escondidos. Para obter um pote de ouro, é preciso capturar um Leprechaun. Mas se o perder de vista, o ser pode desaparecer. São alegres e vestidos à maneira antiga, com roupas verdes, um barrete vermelho ou um chapéu de três pontas, avental de couro e sapatos com fivelas.

A palavra vem do gaélico luacharma’n (fazendo referência ao pequeno tamanho) ou leith brogan – que significa sapateiro.

Sair da versão mobile