16.5 C
Cachoeira do Sul
sábado, 19 setembro, 2020 - 19:53
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Ghignatti pede mudança nas regras de classificação das bandeiras

Crédito: Ass. Com.

O prefeito Sergio Ghignatti e o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Júlio Lopes, por videoconferência, conversaram na manhã desta quinta-feira (16) com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. Na pauta, o pedido para que o Estado reveja e mude a regra de classificação das bandeiras no que diz respeito a ocupação de leitos. Ghignatti explicou a Arita que o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) está recebendo constantemente pacientes fora da macrorregião de Cachoeira do Sul, o que tem feito que a nota neste indicador fique mais alta, prejudicando a classificação final da Região 27, encabeçada por Cachoeira do Sul. “Estamos atendendo e não nos negamos a isso, mas também não podemos ser penalizados”, frisou Ghignatti. A macrorregião em que está nosso município inclui cidades como Santa Cruz do Sul, Lajeado, Venâncio Aires e Estrela, que também estão recebendo pacientes de fora na macrorregião em seus leitos de UTI.

Arita explicou que atualmente o sistema de gerenciamento de dados não oferece a possibilidade de ver a origem do paciente. “Não temos ainda ferramenta para filtrar esta informação, mas estamos trabalhando para ter isso. Ainda hoje de manhã tenho um encontro com o comitê de dados para pensarmos em alternativas para isso”, explicou a Secretária da Saúde.

Crédito: Ass. Com.

MAIS LEITOS – O prefeito aproveitou para solicitar apoio do Estado para a criação de mais leitos de UTI Covid para atender a região. Ela explicou que para isso é preciso atender a três pontos: ter espaço físico, equipamentos e recursos humanos. Principalmente com relação à equipe, Arita recomendou que a 8ª CRS faça uma pesquisa entre as demais coordenadorias para verificar se há profissionais disponíveis para fazer plantão na região. Arita garantiu que o Estado será parceiro junto ao Ministério da Saúde para habilitação de novos leitos.

Advertisement