Que as redes sociais hoje em dia são acessadas por um grande número de pessoas e ganharam um espaço imenso na sociedade, todo mundo sabe. O importante, agora, é saber como usá-las a nosso favor: como fazer uma gestão de mídias eficiente a ponto de ser um profissional diferenciado? É nesse quesito que queremos te ajudar!
A tecnologia e o fluxo intenso de informações é a realidade em que vivemos. Sem traçar julgamentos de valor, as mídias sociais são importantes veículos de formação e difusão das informações.
Portanto, trabalhar com mídias sociais, ao mesmo tempo que pode parecer bem fácil — afinal, quase todas as pessoas tem amplo acesso e gastam boa parte do seu tempo conectadas a elas — é, ao mesmo tempo, uma tarefa que requer expertise, exatamente pela facilidade no acesso e comunicação a essas mídias, pois, no fim das contas, se torna difícil se sobressair num espaço onde todos parecem ser especialistas no assunto. É aí que entra o aprofundamento em marketing digital como forma de angariar ganho de mercado.
Compensa mesmo investir em gestão de mídias sociais?
Atualmente, existe uma grande procura por bons profissionais na área de difusão de conteúdo através das mídias sociais ao mesmo tempo em que há uma diminuição na capacitação e especialização desses profissionais.
Isso ocorre por que se especializar nesse assunto requer, dentre outros atributos, disciplina, paciência e persistência, não apenas ser um usuário ativo da rede. Até porque, como já foi dito, uma grande parte da população também faz esse uso constante, de forma que se você deseja ter um diferencial, a especialização se torna imprescindível.
Quando falamos de mídias sociais, a dinâmica e mutabilidade dessas redes é bastante intensa, exigindo que o profissional se atualize constantemente e seja sensível e perspicaz a tais transformações. Como exemplo desse caráter cíclico das redes, podemos citar o Orkut que em 2005 era a rede social mais acessada pelos brasileiros mas que ao longo dos anos perdeu sua força e notoriedade para o Facebook e Instagram.
Um profissional que saiba lidar com tais mudanças e com a criação de um conteúdo relevante, angariando como isso visibilidade nas redes sociais é o que a maioria das empresas busca, afinal, mais de 90% das empresas brasileiras usam as redes sociais como técnica de divulgação de seus produtos, sendo que esse número tende a crescer ainda mais, já que essa é uma das áreas mais promissoras no mercado de trabalho.
Desse modo, como forma de atrair clientes e vender seus produtos, os empregadores buscam cada vez mais por profissionais especializados em marketing digital. Isso porque saber transmitir a mensagem desejada através de meios que estão inseridos na vida e no cotidiano das pessoas é fundamental para o crescimento e sucesso da empresa.
Quais as vantagens em trabalhar dessa área?
Produzir um conteúdo continuamente interessante e atrativo não é tarefa fácil. O profissional da área precisa, além de usar e conhecer bem as redes, se inteirar da linguagem que atinge e atrai cada cliente. Isso porque diferentes redes sociais também exigem diferentes formas de divulgação de um mesmo conteúdo. O profissional deve saber lidar com isso, afinal, a forma de se comunicar que é atrativa em um meio por vezes não o é em outro. Assim, esse trabalho se torna árduo e detalhista, exigindo constante empenho e qualificação do profissional.
Em contrapartida, o trabalho com mídias sociais — tanto para as empresas quanto para os profissionais da área — é de baixo custo, ou seja, a divulgação e publicidade de informações nessas mídias não precisa de um investimento muito grande. Com boa vontade e as ferramentas certas, você consegue, com pouco dinheiro, usá-las a seu favor, tendo com isso autonomia para cuidar, aprender e divulgar o conteúdo como e quando quiser.
Além disso, como a profissão é relativamente nova e o nível de especialização dos interessados em trabalhar na área (se comparado com outras áreas) não é muito grande, trabalhar com marketing digital se torna uma ótima opção para quem se interessa sobre o assunto.
Assim, se você deseja de fato se especializar e se destacar no ramo fique atento, pois, embora nas universidades não exista um curso específico para quem deseja trabalhar com mídias digitais, hoje há diversos cursos livres na área que podem te ajudar.
Um deles é o do Instituto Mix, que busca auxiliar no trabalho online com vendas, ajudando a impulsionar seus conteúdos nas diversas plataformas, além de te instruir a como crescer e se promover na área. Tudo isso com a presença de instrutores especializados e acessíveis às suas necessidades e dúvidas, para que, assim, você possa aprender ainda mais como alavancar sua carreira!
Por que o Instituto Mix pode te ajudar
O curso em Gestão de Mídias Digitais do Instituto Mix te ajudará a melhorar a interação e domínio dos meios tecnológicos, além de estimular sua habilidade em se comunicar nas redes sociais, ser proativo e ter a capacidade de se fazer ouvir pelo seu público alvo.
Ter a sensibilidade de entender e compreender o comportamento das pessoas também é importante e algo que é estimulado nos cursos do Instituto, fazendo com que você tenha uma visão crítica e ao mesmo tempo humanística sobre os aspectos da sociedade moderna.
Outro ponto positivo é que para se especializar em marketing digital através de um curso do Instituto Mix, você não precisa ser graduado na área de jornalismo, publicidade ou qualquer outra, basta ter a disposição para aprender e um tempinho na sua rotina dedicado a isso – lembrando que os horários são completamente flexíveis de forma que você mesmo pode fazer sua própria jornada e estudar no seu tempo e no conforto do seu lar.
Fora isso, você terá ainda a oportunidade de trocar experiências com outras pessoas que também buscam se aperfeiçoar na área, aumentando assim o seu networking!
Por fim, e talvez um dos pontos mais importantes dessa especialização é que você irá aprender como se manter atualizado e descobrir as novas tendências do mercado. Esse é, portanto, um curso que te trará aprendizados para vida toda. Afinal, como já dissemos, as mídias sociais estão em constante mudança e, sem entender direito como funcionam tais variações, como se adaptar a elas e ter a capacidade de fazer tudo isso sozinho fica difícil se manter nesse meio.
Agora que você já sabe a resposta para a pergunta “como as redes sociais podem alavancar seu negócio e mudar sua carreira?” gostaríamos de te convidar para conhecer nosso curso de gestão de mídias digitais.