Vacinação contra o sarampo ganha campanha nacional

Por
Vacinação contra o sarampo ganha campanha nacional
DESTAQUES
27 de setembro de 2019 - sarampo3

 

 

 

 

O Ministério da Saúde, juntamente com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, de forma seletiva, para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e adultos jovens de 20 a 29 anos. A campanha, a partir do próximo dia 7, será realizada em duas etapas e em Cachoeira do Sul a vacinação ocorrerá nas nove salas de vacinas. Nesta faixa etária as crianças podem receber multivacinação, conforme a faixa etária e calendário nacional de vacinação.

Primeira etapa:

  • No período de 7 a 25 de outubro será realizada a vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. O Dia D, de mobilização nacional, será 19 de outubro. A priorização deste grupo na primeira etapa se deve à elevada incidência da doença nesta faixa etária nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

Segunda etapa:

  • No período de 18 a 30 de novembro, será realizada a vacinação de adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O Dia D, de mobilização nacional, será 30 de novembro. Nesta etapa será priorizado o grupo de 20 a 29 anos de idade devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo.

IMPORTANTE

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento da erupção cutânea até quatro dias após.