Gerador é içado no campus da Ulbra até a Corsan, em Cachoeira do Sul

Por
Gerador é içado no campus da Ulbra até a Corsan, em Cachoeira do Sul
CACHOEIRA DO SUL
15 de maio de 2024 - Operação que levou gerador do campus da Ulbra Cachoeira até o ponto de captação da Corsan no Rio Jacuí se efetivou no final da tarde desta quarta-feira / Foto: Celso Rafael Elesbão/Ulbra Cachoeira do Sul

Foi içado pouco antes das 17h desta quarta-feira (15) o gerador que vai ser instalado nas próximas horas no ponto de captação de água da Corsan, no Rio Jacuí. A operação é realizada conjuntamente entre a empresa e a Força Aérea Brasileira/Base Aérea de Santa Maria, que desde o turno da manhã vem estruturando a logística de transporte do equipamento. O gerador pesa mais de duas toneladas.

A base logística da operação foi o campus da Ulbra Cachoeira do Sul. Por meio de nota, a Corsan informou que a instalação do gerador é necessária porque a casa de bombas de captação foi completamente alagada pela cheia do Rio Jacuí, o que causou danos nas instalações elétricas que operavam até então. “Uma equipe está, desde o final de semana, limpando e secando as máquinas para o sistema voltar a operar”, diz a nota da estatal.

A Corsan não fala em prazo para o restabelecimento da água por completo, mas com a operação da casa de bombas a pleno, a tendência é de que todas as residências sejam abastecidas com pressão nas torneiras até esta quinta-feira (16). “Somente na manhã desta quarta-feira, foi possível o deslocamento do gerador por um helicóptero da Base Aérea de Santa Maria”, diz a nota da Corsan.

Nesta terça-feira (14), o abastecimento de água foi normalizado na maior parte de Cachoeira do Sul, devido a um sistema de captação emergencial construído pela Corsan. Porém, com o consumo elevado, os bairros da região norte apresentam oscilação no abastecimento, pois necessitam mais pressão, o que prejudica a população da parte alta da cidade, onde há consumidores sem água desde a madrugada de segunda-feira (13).

CORSAN ORIENTA SOBRE PREVENÇÃO AO DESABASTECIMENTO

A companhia recomenda à população que faça uso consciente da água, sem desperdício, e utilize apenas para tarefas prioritárias. Sem esse cuidado, os locais que estão tendo o abastecimento restabelecido poderão ter falta de água novamente.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL

Operação de guerra foi montada em Cachoeira do Sul

Operação de guerra foi montada em Cachoeira do Sul