Geoparque/Turismo – A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu como geoparques mundiais duas áreas situadas no Brasil, especificamente no Rio Grande do Sul. São eles: Quarta Colônia, que abrange nove municípios da região central do Estado, e Caçapava do Sul. Os dois se unem ao Caminhos dos Cânions do Sul, reconhecido como geoparque pelo órgão em 2022 e um dos pontos turísticos mais visitados do Sul. A expectativa é que, a partir de agora, haja maior investimento no segmento, principalmente no turismo sustentável, promovendo desenvolvimento econômico e maior valorização e preservação do patrimônio natural e cultural da região.
O conceito de geoparque surgiu em meados da década de 1990 como uma resposta à necessidade de melhorar espaços com importância geológica na história da Terra e promover a conservação dessas áreas. Ao serem reconhecidas como tal, as regiões se tornam importantes pontos turísticos, gerando novos desafios de preservação. Essa preocupação é, também, o que motivou a fundação da Associação Roteiros de Charme, que hoje está em 17 destinos com 63 hotéis associados, voltados para o conforto e, principalmente, que tenham como prioridade a conservação não só do meio ambiente, mas também das comunidades ao redor.
“O turismo depende muito da qualidade de vida e do meio ambiente onde está inserido. Locais que recebem esses títulos, como de geoparques, se tornam naturalmente interessantes aos turistas e isso é bom, pois as pessoas passam a valorizar mais as regiões. Ainda sim, apresenta desafios, já que a demanda por energia, água e o aumento de resíduos também vêm acompanhado desses novos visitantes. Por isso é tão importante que os empreendimentos e agentes do setor se unam e criem políticas que consigam manter o local como atrativo turístico, além de fomento econômico e social”, diz Helenio Waddington, presidente da associação.
Para quem, inspirado nos novos geoparques, pretende visitar a região, separamos seis hotéis nos arredores com a marca Roteiros de Charme de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente. Além de conhecer as iniciativas, que incluem gestão de resíduos, energia limpa, mão de obra local e produtos orgânicos, os turistas conseguem desfrutar das belezas naturais da região: dos pampas gaúchos às serras, passando pelo litoral. Desde junho, a região mais fria do Brasil ganha ares ainda mais charmosos com o início do inverno. Confira:
Morada dos Canyons (Praia Grande, SC)
Com vista privilegiada para os Parques Nacionais de Aparados da Serra e de Serra Geral, no meio da Serra do Faxinal, a mais de 650 m de altitude e a 12 km do Cânion Itaimbezinho (um dos geoparques reconhecido pela Unesco), o Morada dos Canyons está localizado entre Praia Grande (SC) e Cambará do Sul (RS), na Serra do Faxinal, à beira dos cânions dos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral. O Cânion Itaimbezinho fica apenas a 12 km e, dos chalés, é possível ter uma vista incrível para os outros cânions, como Malacara e Índios Coroados. Conta com 11 chalés e duas casas de campo, acomodações confortáveis, sala de massagem, sauna seca, trilha pela mata, sistema de abastecimento de carro elétrico, saídas de cavalgada, entre outros atrativos.
https://www.moradadoscanyons.
Rio do Rastro (Bom Jardim da Serra, SC)
O Rio do Rastro Eco Resort está localizado no município de Bom Jardim da Serra, a 1.560 m de altitude, às margens do Parque Nacional de São Joaquim, uma das áreas mais geladas do país. Os 18 chalés são equipados com lareiras, varandas climatizadas e jacuzzi com vista para os campos. O restaurante apresenta a típica gastronomia serrana, e harmoniza seus pratos junto a uma adega de 60 selecionados rótulos nacionais e importados. O resort possui spa climatizado, com piscina interna e jacuzzi externa aquecidas, sala de cinema, jogos e academia, saunas, bar, boutique e sala para eventos. Pesca de trutas, trilhas, canoagem e cavalgadas até cânions e cascatas fazem parte das opções de lazer.
https://www.riodorastro.com.
Quinta do Bucanero (Praia Rosa, SC)
De qualquer recanto da Pousada Quinta do Bucanero se pode ver a Praia do Rosa, famosa entre surfistas e windsurfistas pelas águas bravas e ondulosas. Os menos desportistas se deliciam ainda com as evoluções das baleias Francas que, no inverno, vêm dos mares do Sul para procriar. Cezar Pegoraro, que deixou as emoções das pistas de corrida automobilística, divide com Jaqueline Biazus os prazeres de anfitrião. Eles criaram ambientes aconchegantes e descontraídos, aprimoraram especialidades culinárias locais e hoje dedicam-se a tornar a experiência de cada visitante uma forma de sentir-se em sua própria casa.
https://www.riodorastro.com.
Estalagem St. Hubertus (Gramado, RS)
Diante do Lago Negro, um dos pontos turísticos da cidade, circundado por hortênsias, azaleias, álamos e ciprestes, está a Estalagem St. Hubertus. Sua decoração acolhedora e romântica, bem ao estilo das pequenas estalagens europeias, completam o cenário. A hospitalidade e o prazer em servir são percebidos em todos os detalhes, tornando cada momento inesquecível. Um bom vinho em frente à lareira nos dias frios, uma tranquila e relaxante caminhada em meio à natureza ou a aventura dos passeios a cavalo e descidas nas corredeiras (rafting) podem fazer parte do seu dia em Gramado.
Pousada do Engenho (São Francisco de Paula, RS)
Em São Francisco de Paula, a cerca de 40 km de Gramado, a Pousada do Engenho possui 15 cabanas cuja arquitetura foi estrategicamente pensada para privilegiar a integração com o verde e garantir a privacidade de cada hóspede. Todas as acomodações são equipadas com calefação, hidromassagem e tetos skylight que se abrem para o luar. São 140 m² de área livre, com lounge, cafeteria, salão de fitness, sala de massagem, sauna e ofurô. Um deque abriga a piscina com aquecimento solar. O restaurante Casa de Babette oferece cardápio diversificado e culinária “delícia”, com toques de alta gastronomia, que vão da cozinha mineira à sofisticação da culinária indiana.
Serra Alta Hotel (São Bento do Sul, SC)
As montanhas catarinenses são o cenário que emolduram o mais novo membro da Roteiros de Charme. Fundado em 1995 na cidade de São Bento do Sul, em Santa Catarina, o Serra Alta Hotel funcionou com uma grande bandeira internacional até 2015, ano em que os proprietários decidiram que o verdadeiro potencial era trazer o olhar “para dentro”. O empreendimento oferece experiências sensoriais, como rilha imersiva guiada, massagens relaxantes, chá da tarde em seu charmoso solário e espreguiçadeiras ao redor da lareira para saborear um vinho. Academia, quadra de tênis e piscina também são atrativos. O restaurante Manacá oferece pratos que agradam o paladar para todas as refeições do dia. Burratas, tournedos, sopas, carne de cordeiro são algumas opções. Há também o Espaço Bar, ambiente diferenciado e aconchegante para um happy hour, servindo drinques, chope, cervejas especiais e aperitivos.