Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

General Mourão se elege senador pelo Rio Grande do Sul

Hamilton Mourão

O vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão, fala à imprensa, após a terceira reunião do colegiado, no Palácio Itamaraty em Brasília

Atual vice-presidente da República, general da reserva Hamilton Mourão está matematicamente eleito para o Senado pelo Rio Grande do Sul / Foto: EBC

 

O atual vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (Republicanos), está eleito senador pelo Rio Grande do Sul. Com 98,65% das urnas totalizadas, ele estpa com 44,24% (2.563.972) dos votos, seguido de Olívio Dutra (PT) com 37,69% (2.187.117 votos) e Ana Amélia Lemos (PSD) com 16,46% (955.090 votos).

CLIQUE AQUI E ACOMPANHE A FINALIZAÇÃO DOS NÚMEROS DO 1º TURNO DAS ELEIÇÕES 2022

Cada um dos demais candidatos fizeram menos de 1% dos votos válidos. O resultado até aqui surpreende em relação ao que diziam as pesquisas eleitorais, que apontavam para eleição do candidato petista nas urnas.

HAMILTON MOURÃO

O general da reserva do Exército Hamilton Mourão tem 69 anos. Nascido em Porto Alegre e egresso do Colégio Militar da Capital, chegou ao posto de comandante militar do Sul antes de deixar a ativa, em fevereiro de 2018, quando assumiu a presidência do Clube Militar no Rio. No mesmo ano, se engajou na chapa de Jair Bolsonaro. Na campanha ao Senado, Mourão disse que pretende auxiliar o Executivo a recuperar o controle do orçamento.

A disputa para o Senado teve mudanças no RS às vésperas da eleição, após retirada da candidatura de Comandante Nádia, do PP. O movimento teve finalidade de favorecer a eleição de Mourão, como estratégia de concentrar votos da direita.

Sair da versão mobile