Gambito do Azevedo

Por 3 de maio de 2022

O presidente da Câmara, Azevedo da Susepe, realizou indicação ao Executivo na última sessão ordinária para as escolas municipais incentivarem a prática do jogo de xadrez e damas em Cachoeira do Sul. O objetivo é “aumentar o raciocínio lógico, abstração e elaboração de pensamento dos alunos”.


“Em nosso Município, dezenas de estudantes têm dificuldade de alfabetização, leitura e escrita, caracterizando algo conhecido como transtorno de aprendizagem. A prática dos jogos de tabuleiro (xadrez e damas) é reconhecida como ótima ferramenta para o desenvolvimento da memória, concentração e senso crítico. Igualmente, propicia a socialização e integração entre os praticantes, bem como o incentivo ao respeito às regras”- vereador Azevedo da Susepe


Entre peões, cavalos e torres, Azevedo acerta em cheio. Segundo estudos, a prática dos jogos de tabuleiro como xadrez e dama desenvolvem maior desenvoltura ao tomar decisões, pensamento crítico, poder de análise de consequências, disciplina, responsabilidade das ações, habilidade de antecipação e aumento da velocidade de pensamento, além da socialização.