15.1 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 13 abril, 2021 - 08:18
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Gabinete Especial contra Covid anuncia primeiras definições

O Gabinete Especial de Assuntos relacionados à Covid-19 teve suas primeiras definições no final da manhã desta sexta-feira, antes mesmo da publicação do Decreto Estadual que deverá regulamentar o que poderá ou não funcionar dentro das orientações da bandeira preta, que será instituída no Rio Grande do Sul a partir da zero hora deste sábado.

Crédito: Ass. Com.

Junto com o prefeito José Otávio Germano, o grupo definiu pela suspensão das aulas em todos os níveis, mesmo que o decreto estadual permita as atividades. Haverá ainda regulamentação para o atendimento das óticas (somente com hora marcada e portas fechadas) e público em velórios para óbito de pacientes não Covid, limitando o número de presentes.

No Decreto Municipal, que será publicado apenas após a divulgação do Decreto Estadual, deve constar ainda a interdição de praças, academias ao ar livre e do Balneário Praia Nova, onde não será permitido o ingresso e permanência de público. Outra definição é de que o serviço público municipal não será interrompido.

Fiscalização firme nos próximos dias

A fiscalização da Prefeitura (de todas as secretarias municipais) de Cachoeira do Sul terá papel importante nos próximos dias para acompanhar a aplicação das novas normas. A Procuradora Jurídica, Juliana Flores, que coordenada o Gabinete Especial, frisa que a fiscalização estará focada na missão de coibir as aglomerações e fazer com que os decretos sejam cumpridos.

As pessoas físicas que forem encontradas em aglomerações, praças públicas ou qualquer outro local e não obedecerem as orientações da fiscalização poderão ser multadas em pelo menos 5 URMs. “É momento de restrições e todos precisam fazer sua parte. Não seremos coniventes com ações que desrespeitem os protocolos”, garante Juliana.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região