24.5 C
Cachoeira do Sul
sexta-feira, 22 janeiro, 2021 - 21:58
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Covid-19: estudo projeta mais 13 mortes na 1ª semana de 2021

Crédito: Governo/RS

A reportagem do Portal OCorreio teve acesso ao documento de justificativas para a classificação prévia de Cachoeira do Sul na bandeira vermelha (risco alto) dentro do modelo de distanciamento controlado contra a pandemia de Covid-19. Conforme projeção do Gabinete de Crise para Enfrentamento da Epidemia de Covid-19, a primeira semana cheia de 2021 registrará ao menos 13 óbitos na região. A estimativa tem base nos sete dias e variação em leitos de UTI para Covid, o que resulta na média de 13,9 mortes por complicações com a doença.

Dos seus quatro indicadores regionais, a região de Cachoeira do Sul alcançou classificação de risco máximo (bandeira preta) em dois deles. É o caso do número de hospitalizações por Covid-19 para cada 100 mil habitantes e da projeção de óbitos. Os indicadores do número de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias e do estágio de evolução da doença obtiveram bandeiras amarela e laranja, respectivamente.

Houve pequeno aumento nos registros de hospitalizações para Covid-19 nos últimos 7 dias, que passaram de 14 para 15 registros nesta semana. A quantidade de hospitalizações em proporção da população ainda é muito elevada, refletindo na bandeira preta para o indicador de incidência na região. Registram-se 7,50 novas hospitalizações por Covid-19 para cada 100 mil habitantes.

Com o registro de 11 óbitos nos últimos sete dias, houve forte aumento de 267% em relação aos registrados na semana anterior (3 óbitos). Nas três últimas semanas, acumulam-se 17 óbitos na região.
No caso do indicador de Ativos sobre Recuperados, a região registrou 403 ativos e 699 recuperados. Com isso, a razão entre as duas variáveis ficou em 0,58, queda em comparação à mensuração anterior (0,66).

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região