O prefeito Leandro Balardin recebeu, no final da tarde desta quarta-feira (8), a presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural (Compahc), Ione Sanmartin Carlos, a secretária do conselho, Mirian Ritzel, que também é vice-presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), e a conselheira Catiele Fortes.
No encontro, um dos principais temas tratados foi a mudança da sala do prefeito para o antigo Gabinete da Intendência, localizado no anexo do Museu Municipal Dr. Edyr Lima. O assunto gerou questionamentos sobre a legalidade da transferência.
Balardin mostrou a organização do gabinete, com entrada pela parte de trás do museu, por meio de uma passarela de acessibilidade, eos acessos ao acervo fechados. Além disso, o prefeito reforçou seu compromisso com a legislação vigente e com a preservação do espaço e do acervo.
Segundo explicou Balardin, a liberação do espaço anteriormente ocupado pela sala, antessala do prefeito e sala de reuniões tem como objetivo destiná-lo ao uso da futura Secretaria Municipal de Gestão, Governança, Parcerias e Inovação.
O chefe de gabinete Cleiton Santos e a secretária municipal de Cultura, Dariely de Barros Gonçalves, também participaram da reunião.
Foi analisado o Plano Diretor do Município, o Plano Museológico do Museu Municipal e seu regimento interno, bem como a Procuradoria Jurídica do Município e não foi encontrado nenhum dispositivo que impeça a instalação do Gabinete do Prefeito no anexo do Museu. Vale lembrar que o Gabinete da Intendência já foi utilizado por outros prefeitos municipais, como Sérgio Ghignatti, que atendia a população uma vez na semana, e Neiron Viegas, logo após o restauro do local.
Outros temas abordados
Uma obra no prédio do museu será iniciada em breve, com recursos provenientes da Política Nacional Aldir Blanc, visando corrigir rachaduras, infiltrações e problemas no telhado;
Está em andamento o orçamento para o conserto do elevador e a elaboração do novo PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio) para o Museu Dr. Edyr Lima;
O prefeito manifestou interesse em restaurar outros prédios tombados, como a Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha.