Frio diminui com tempo seguindo firme

Por 12 de junho de 2022

Uma massa de ar seco dominará as condições do tempo no Rio Grande do Sul em grande parte dessa semana, segundo projeções divulgadas pela MetSul Meteorologia. O ciclone que provocou forte ressaca marítima nas praias do Litoral Norte gaúcho se afasta para alto mar e reduz seu impacto no Litoral com tendência de melhora nas condições oceânicas ao longo desta segunda, embora ainda haja potencial para agitação marítima.

O frio ainda será forte no começo desta segunda-feira com pequena redução na quantidade de municípios com marcas negativas de temperatura, contudo, o ar gelado ainda será abrangente. Em contrapartida a tarde ensolarada com baixos índices de umidade relativa do ar poderá ter temperatura ligeiramente mais amena atenuando o frio da
manhã.

As manhãs e madrugadas de terça-feira, quarta-feira e quinta-feira serão de tempo firme com sol na grande parte
das regiões. Como resultado em relação a temperatura a expectativa é que o período tenha marcas inferiores a 10°C na grande maioria das regiões, com previsão de temperatura ao redor de zero ou mesmo alguns com alguns décimos negativos apenas nos Campos de Cima da Serra.

Nas manhãs de terça-feira e quarta-feira, as mínimas poderão baixar de 5°C no Médio e Alto Uruguai, Planalto e serra sudeste. Nesses dias o potencial de geada ainda é significativo, porém tende a ocorrer de forma mais isolada nas regiões mais frias.

Na quinta-feira antes do avanço de uma nova frente fria a temperatura poderá subir mais a tarde com máximas mais altas e superiores a 20°C em diversos municípios da Metade Norte e Leste do Estado. A tarde terá sol e nuvens e sensação térmica muito agradável. Será a tarde mais quente.

O tempo vira entre a quinta e a sexta-feira com o avanço de uma nova frente fria. Entre tarde e a noite de quinta-feira as nuvens aumentam na fronteira Oeste e poderá ocorrer pancadas esparsas de chuva, sem previsão de acumulados expressivos. Já durante a sexta-feira, a instabilidade se espalha por todas as regiões com previsão de tempo instável com pancadas de chuva a qualquer hora. Pode chover forte na faixa Norte com acumulados entre 30 e 50 mm. A presença da instabilidade faz com que a temperatura oscile pouco. No Sul e Oeste o tempo volta a firmar da tarde em diante.