Proposta e presidida pelo deputado Marcus Vinícius (PP), a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo do Arroz foi lançada na Expointer. De acordo com o proponente, a Frente é uma demonstração de apoio à indústria do arroz e ao bem-estar alimentar da população, além de ser um caminho para políticas públicas mais efetivas para o setor.
Em seu discurso, o deputado comentou: “Historicamente se fala que os setores se unem em momentos de crise. E isso é uma meia verdade. A cadeia produtiva do arroz teve na safra 22/23 a segunda maior da sua história, e a área plantada aumentará em 7,5%. São boas notícias, e mesmo assim o setor, as entidades e os poderes se unem”, disse o parlamentar.
Marcus Vinícius ressaltou que um grupo de trabalho eficaz não se limita a criar políticas públicas ou leis, mas também possui a força para conter propostas legislativas prejudiciais. “A esquerda está buscando criminalizar a aviação agrícola, que é fundamental para o setor. O projeto que visa proibir a pulverização realizada por aeronaves e drones em todo o Rio Grande do Sul não pode ser aprovado, e vamos trabalhar, entre outras frentes, para evitar isso”, afirmou. O deputado também destacou que a Frente se concentrará em aspectos como a indústria, produtividade, pesquisa e aviação agrícola.
O diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG), Agnaldo Barcelos, categorizou que o novo espaço de debate parlamentar fortalece o setor e o produtor. “A atividade arrozeira está profundamente enraizada em nossa história vigorosa. É uma atividade estratégica para a soberania alimentar e requer atenção especial de políticas públicas, como é o caso do reconhecimento fortalecido por esta Frente Parlamentar. Vamos nos unir a essa iniciativa para valorizar essa cultura essencial e nossos produtores”, resumiu.
Alexandre Velho, presidente da Federarroz, ressaltou a importância de uma bancada dedicada ao arroz. “Enfrentamos desafios como a tributação, falta de competitividade e o grande número de municípios que dependem diretamente do arroz. Precisamos garantir segurança para os produtores e munícipes. Valorizar a relação com a Assembleia e atender a essas demandas é um desafio de longo prazo, mas com resultados positivos para nossa cadeia produtiva do arroz. Quando entidades e o legislativo se unem, o sucesso é garantido”, categorizou.
Representando o governador Eduardo Leite, a Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, ressaltou a importância da Frente. “Essa iniciativa dará voz àqueles que realizam a atividade e àqueles que promovem o consumo. Do ponto de vista ambiental, a resolução da questão da irrigação pode avançar com esse grupo de trabalho, representando um desafio significativo. O Executivo não apenas discutirá, mas também construirá um futuro mais próspero para a produção agropecuária, que é a força motriz de nosso estado”, completou.