7.9 C
Cachoeira do Sul
quarta-feira, 23 setembro, 2020 - 01:45
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Fortnite é banido pela App Store. Epic Games entra com ação na Justiça

A Epic está processando a Apple pela retirada de Fornite da App Store. Após um embate jurídico entre as duas companhias, o jogo foi bloqueado na loja do iOS, criando reação imediata da desenvolvedora.

A história, em suma, é a seguinte: a Epic, desenvolvedora do jogo, lançou uma forma de pagamentos direta para Fortnite no iOS e no Android para burlar a fatia que precisa pagar à Apple e ao Google. Os jogadores que comprarem direto com ela ganham um desconto de 20% em relação a quem adquire pelas lojas mobile. Contudo, isso não deixou a Maçã nada feliz, a qual reagiu retirando o jogo da sua loja.

Crédito: Reprodução/The Verge

O caso começou com a promoção da Epic para compra de V-bucks — assim chamadas as moedas dentro do game. A empresa oferece a aquisição dos itens pela App Store ou Play Store (a depender do seu sistema operacional), os quais são tabelados como “preço normal”. Caso você pague pelo link direto para a Epic, ganha 20% de desconto em Fortnite.

A ideia aqui é fugir da fatia de 30% que ambas lojas cobram nesta movimentação. “Atualmente, não há como economizar se os jogadores usam as opções de pagamento de Apple e Google, nas quais Apple e Google ficam com a taxa exorbitante de 30% em todos os pagamentos”, ressaltou a companhia em nota oficial. Ainda, a empresa disse que “se Apple e Google baixarem suas taxas em pagamento, a Epic pode, então, transferir a economia para os jogadores”.

Em resposta, a Apple baniu o jogo da sua loja. De acordo com nota da Apple para o The Verge, este movimento viola as políticas da App Store. “Hoje, a Epic Games deu um infeliz passo que violou as regras da App Store, as quais mantêm igualdade a quaisquer desenvolvedores, feitas para manter a loja segura para nossos usuários. Como resultado, o app Fortnite foi removido da nossa loja”, cravou a empresa.

A Maçã foi clara em dizer que o problema foi a mudança de pagamento. De acordo com a nota, a empresa vai trabalhar com a Epic Games em uma forma de trazer Fortnite novamente para dentro do iOS. Vale destacar que o Fortnite distribuído pela Play Store também recebeu a promoção com pagamento alternativo embutido no game e, pelo menos por enquanto, o app continua na loja virtual do Google — que também ainda não falou a respeito.

Advertisement