A Prefeitura de Cachoeira do Sul montou uma força-tarefa para atender as localidades do interior, que estão sem água potável devido à falta de chuva no município. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal da Agricultura (SMAP), que coordena a distribuição de água em 13 comunidades envolvendo cerca de 1.200 famílias. Além disso, quatro escolas municipais também estão sendo atendidas.
Conforme o diretor da Secretaria da Agricultura, Diego Cruz, a força-tarefa é constituída por duas caçambas com viniliquipipa – com reservatório com 6 mil litros – uma da SMAP outra da Secretaria do Interior e mais o caminhão pipa com capacidade de 10 mil litros. “A tentativa é otimizar as entregas e amenizar a falta de água emergencialmente”, disse Diego Cruz.
ATENÇÃO
A situação do interior de Cachoeira do Sul se agrava, pois diariamente a Secretaria da Agricultura recebe solicitação de abastecimento de água potável. “Fica até difícil relacionar as comunidades, porque a todo momento somos informados de novas demandas”, salientou o diretor da SMAP.
AS COMUNIDADES
Até a manhã desta terça-feira (7), as seguintes localidades estão recebendo água potável: Barro Vermelho, Piquiri, Cerro dos Peixotos, Cordilheira, Porteira Sete, Enforcados, Iruí, Águas Mornas, Capané, Geribá, Barragem do Capané, Palmeira e Mineração.
CADASTROS
A Secretaria da Agricultura tem atualmente 148 cadastros, no entanto, neste contexto, são várias famílias que usufruem da mesma do mesmo reservatório. “Desta forma é quase impossível estimar um número exato de famílias beneficiadas”, observou Diego Cruz.
IMPORTANTE
O telefone de contado da Secretaria de Agricultura é o (51) 3724-6104.