A onça-parda Buck, do Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul, está passando por cuidados da equipe da Universidade de Passo Fundo. A médica veterinária Michelli de Ataide, do hospital veterinário da UPF, avaliou o animal que o diagnosticou com uma doença degenerativa na conformação do quadril, o que faz com que o animal tenha dificuldade de se locomover.
Buck passou por sessões de fisioterapia e agora os profissionais estudam alternativas para melhorar a qualidade de vida do animal, que já está novamente em Cachoeira do Sul. De acordo com o coordenador do Zoológico Municipal, Alisson Boÿink, uma das alternativas que estão sendo avaliadas é a colocação de uma prótese no seu quadril. Se esta for a definição dos profissionais, a prótese virá de Jacksonville/Flórida, nos Estados Unidos, e, em parceria com veterinário carioca parceiro do GEAS/UPF, a implantação da mesma ocorrerá na própria UPF. A Universidade de Passo Fundo é parceira do Zoológico Municipal e frequentemente presta auxílio.
Foi a própria UPF que encaminhou Buck para Cachoeira. Ele chegou com 3 meses de idade em novembro de 2020. Por ter sido encontrado sem a mãe, ele não tinha condições de permanecer sozinho em seu habitat por ser muito jovem. A UPF presta toda a assistência a Buck desde que ele chegou ao município. Por ter catarata, ele já passou inclusive por duas cirurgias, todas custeadas pela universidade.