A FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, entidade que representa mais de 7,4 mil concessionárias de veículos, em mais de 1,1 mil municípios brasileiros, teve retorno de suas 54 associações de marca filiadas sobre a primeira semana de vigência da MP no. 1.175, publicada no último dia 6 de junho, na qual o Governo Federal oferece descontos patrocinados, que variam conforme preço, eficiência energética e maior índice de nacionalização de peças dos automóveis e comerciais leves. “Conversei com os presidentes das Associações de Marca e a grande maioria me disse que houve um grande aumento no fluxo de loja das Concessionárias, principalmente, nas marcas com mais modelos de entrada. O aumento de passagem variou entre 30% a mais de 260%, em alguns casos, o que mostra o sucesso do projeto liderado pelo Presidente Lula e desenhado pelo MDIC e Fazenda”, comenta Andreta Jr., presidente da FENABRAVE.
Segundo ele, para ampliar o sucesso da Medida Provisória, que tem sido fortalecida por descontos adicionais, ofertados pelas montadoras, seria oportuno que o Governo aumentasse o aporte de recursos para os automóveis e comerciais leves, pois é possível que o volume concedido não supere muito os próximos 30 dias. “Ainda há marcas trocando notas fiscais junto às montadoras, referentes aos carros que estavam em estoque, o que retarda um pouco a entrega dos pedidos realizados pelos clientes, e nos impede de verificar, agora, o impacto da Medida em unidades, o que teremos em alguns dias. Mas já podemos sentir que os recursos devem acabar, rapidamente, o que mostra como a população estava ávida por uma oportunidade como essa”, analisou Andreta Jr.