Fitas de glicose à disposição na farmácia da SMS

Por 1 de junho de 2021

Foi reposto na tarde desta terça-feira (1º), o estoque de fitas de glicose na farmácia básica da Secretaria Municipal da Saúde. A última compra emergencial do medicamento havia ocorrido no início do mês de abril e a quantidade suficiente somente para repor a demanda reprimida. Há cerca de três semanas os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) já relatavam falta das tiras que servem para o controle da glicemia, situação agora regularizada.

IDENTIFICAÇÃO OBRIGATÓRIA

As farmácias básica e especializada da SMS estão reiterando ao público a obrigatoriedade da identificação oficial dos pacientes para retirada das medicações. O protocolo destes setores já prevê a apresentação de documento com foto e Cartão do SUS da pessoa beneficiada. Entretanto, nos casos em que os medicamentos, fórmulas ou dietas necessitarem ser retiradas na farmácia especializada (popularmente chamada do Estado) por terceiros, as pessoas em questão precisam de autorização prévia no setor.

O titular do processo é quem precisa reunir a documentação e autorizar quem poderá representá-lo (até três pessoas). Já na farmácia básica, o representante necessita apresentar-se portando o documento do titular junto da receita médica. As medidas levam em conta a organização do setor, dos estoques e a segurança dos próprios pacientes. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones 3724-6068 (farmácia básica) e 3724-6085 (farmácia especializada).