Crédito: Lucas Uebel
O fisiologista do Tricolor, Giovanni Ramirez, foi convidado pelo técnico Ramon Menezes para comandar o setor de fisiologia da Seleção Brasileira Sub-20 em três amistosos preparatórios para o Mundial da categoria que será disputado na Argentina, no mês que vem.
Trabalhando com a equipe profissional do Grêmio desde 2021, Ramirez recebeu o convite com satisfação: “Sempre sonhei em defender a Seleção Brasileira. Muitas pessoas me diziam: ‘um dia você será chamado’, mas a gente nunca sabe quando vai ser. Eu já tinha trabalhado com o Ramon Menezes em 2016, quando ele era técnico do Joinville. Domingo ele me ligou e perguntou se eu queria ir e se o Grêmio me liberava. Conversei com o Renato e ele me deu o maior apoio. Ontem chegou a carta da CBF com o convite. Estou muito feliz, mas é só o começo. É um reconhecimento do nosso trabalho e nos impulsiona a crescer, a estudar e a nos aperfeiçoar cada vez mais”, destacou.
Giovanni Ramirez é filho do ex-lateral da seleção uruguaia, Sergio Ramirez. Antes de focar na fisiologia, trabalhou como auxiliar técnico ao lado do pai, que virou treinador após deixar o futebol. Nesta função, passou por Metropolitano/SC, Avaí/SC, Marcílio Dias/SC, Joinville/SC, Ituano/SP e Brasil/PEL. Como preparador físico, trabalhou no Santa Cruz/RS até retornar ao Joinville, em 2013, como observador técnico. No ano seguinte, implantou no clube catarinense o departamento de fisiologia. Em 2017, foi o fisiologista do Ceará/CE na campanha do acesso á Série A. Em 2021, foi convidado por Reverson Pimentel para aperfeiçoar o setor no Grêmio: “Eu já havia trabalhado com o Reverson no Joinville e ele indicou meu nome. Foi um ano muito difícil por tudo que a gente passou, mas conseguimos dar a volta por cima. Eu vim para reorganizar os processos de fisiologia e, juntamente com os profissionais que trabalham comigo, com a ajuda da diretoria, conseguimos reerguer o departamento, utilizando o que há de mais moderno em tecnologia para integrar todos os departamentos auxiliando nas tomadas de decisões”, explicou.
Ramirez embarca no próximo dia 15 para Jerez de la Fronera, na Espanha, e fica até dia 27. A equipe Sub-20 do Brasil irá enfrentar a República Dominicana, Iraque e Uzbequistão ou Senegal. O volante Ronald Falkoski também fará parte da delegação brasileira.