Fiscalização encontra 388 quilos de carne sem inspeção em açougue

Por
Fiscalização encontra 388 quilos de carne sem inspeção em açougue
DESTAQUES
18 de abril de 2019 - aço

 

 

Produto não tinha procedência, conforme os fiscais. Fotos: Imprensa/Prefeitura

 

 

Fiscais do Serviço de Inspeção Municipal, da Vigilância Sanitária, juntamente com uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Cachoeira do Sul, em operação realizada na manhã desta quinta-feira (18), encontraram 30 quilos de carne ovina e 358 quilos de carne bovina em açougue localizado na região central da cidade. As carnes estavam sem inspeção, pois não havia comprovação de procedência como nota fiscal, carimbos e etiquetas lacres, além de falhas no armazenamento.

A fiscalização lavrou auto de infração e apreensão dos produtos. O proprietário terá prazo de 15 dias para apresentar defesa. Outro estabelecimento vistoriado nesta manhã (um mini mercado com açougue e padaria) não apresentou irregularidades, conforme os fiscais. As carnes recolhidas foram encaminhadas para o Zoológico Municipal.

A Vigilância Sanitária alerta que os produtos de origem animal sem inspeção oferecem riscos à saúde das pessoas, podendo transmitir inúmeras doenças como intoxicação alimentar, cisticercose, tuberculose e hidatidose (transmitida pela carne ovina infectada).

ATENÇÃO

A inspeção sanitária é considerada fundamental para garantir a qualidade destes alimentos. Quando a origem é desconhecida, esta carne pode ser fruto de abigeato. Nestes casos, não existe as condições mínimas de abate ou avaliação das condições de sanidade dos animais que são muitas vezes abatidos à noite, doentes e até mesmo carneados já mortos.