Fiscalização da covid já flagrou 168 descumprindo isolamento em Cachoeira

Por 14 de junho de 2021

Monitoramento: cidadão contaminado ou com suspeita de covid que descumprir isolamento responderá por crime de propagação de doença contagiosa / Foto: Viviane Souza/PMCS

O grupo de fiscais que trabalham no monitoramento dos positivados e casos suspeitos de covid-19 já flagrou 168 pessoas que deveriam estar em isolamento domiciliar descumprindo a restrição em Cachoeira do Sul. O número compreende o trabalho iniciado no último dia 2 até este domingo (13).

Em encontro na manhã desta segunda-feira (14), na Secretaria Municipal da Saúde, o grupo divulgou ainda 1.659 residências foram visitadas pelos agentes comunitários de saúde e motoristas da SMS. O encontro definiu o esquema de trabalho da semana e as metas das sete equipes, as quais estarão atendendo a demanda recebida pela Central de Monitoramento Covid-19 da secretaria e ainda reavaliando casos mais graves que necessitem de nova visita nos próximos dias.

O acompanhamento dos positivados e suspeitos do coronavírus ocorre no perímetro urbano e interior, com a meta de promover uma média de 100 visitas ao dia. O mais recente levantamento da pandemia divulgado neste domingo pela Prefeitura aponta que Cachoeira do Sul tem 1.089 casos ativos de covid-19.

OCORRÊNCIA POLICIAL

Em caso de verificação de que o paciente não está cumprindo o isolamento, os agentes preenchem o termo de constatação de monitoramento e é lavrada ocorrência policial baseada no art. 268 do Código Penal – infringir determinação do Poder Público destinada a impedir propagação de doença contagiosa.