Fiscalização autua posto de combustível em Cachoeira do Sul

Por
Fiscalização autua posto de combustível em Cachoeira do Sul
CACHOEIRA DO SUL
26 de novembro de 2022 - Gasolina / Crédito: José Cruz / Agência Brasil

Crédito: José Cruz / Agência Brasil

Entre os dias 14 e 24, a Agência Nacional do Petróleo realizou ações de fiscalização no mercado de combustíveis em 18 unidades pelo país. Nas ações, os fiscais verificaram a qualidade do produto, o fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras, adequação dos equipamentos e instrumentos necessários ao correto manuseio dos produtos, documentações de outorga da empresa e relativas às movimentações dos combustíveis. No Rio Grande do Sul, houve ações de fiscalização em 31 postos de combustíveis, nove revendas de GLP e um ponto de abastecimento nos municípios de Portão, Capela de Santana, Viamão, Minas do Leão, Pantano Grande, Cachoeira do Sul, Charqueadas, Parobé, Triunfo, Canela, Gramado e São Francisco de Paula.

Dois postos do Estado – um em Cachoeira do Sul e outro em Charqueadas – sofreram autuações por não possuírem medida-padrão aferida e lacrada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O equipamento é utilizado para realizar o teste que afere o volume de combustível entregue aos consumidores. A ANP não divulgou mais detalhes da ação e dos locais fiscalizados.

Nas cidades de Capela de Santana e Parobé, três postos foram autuados por não exibir o preço de todos os combustíveis comercializados no painel de preços. Em Minas do Leão, uma revenda de GLP sofreu autuação por não exibir os preços dos botijões, além de não possuir balança decimal para pesagem dos vasilhames, o que pode ser solicitado pelos consumidores.

Em Viamão, um posto de combustíveis foi autuado porque não possuía os equipamentos para realizar o teste de qualidade dos combustíveis, procedimento que pode ser requisitado pelos consumidores.