O Ministério da Educação (MEC) confirmou a abertura de 112.168 novas vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ao longo de 2025. Do total, 50% serão direcionadas a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Parte dessas vagas será ofertada pelo Fies Social, modalidade lançada em 2024 que permite financiar até 100% dos encargos educacionais. O programa também garante cotas específicas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Segundo dados do MEC, no primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes optaram por migrar do Fies tradicional para o Fies Social.
O que é o Fies?
riado pela Lei nº 10.260/2001, o Fies tem como objetivo financiar a graduação de estudantes em instituições privadas de ensino superior que participem do programa e possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Desde 2018, o programa oferece juros zero para determinados perfis de renda e adota uma escala de financiamento ajustada à renda familiar do candidato.