As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao segundo semestre de 2024 começam nesta quinta-feira (22) e devem ser realizadas exclusivamente online, através do sistema FiesSeleção. Os interessados têm até o dia 27 de agosto para efetuar a inscrição, sendo que o resultado está previsto para ser divulgado no dia 9 de setembro.
Para participar do processo seletivo, é obrigatório que o candidato possua uma conta no Gov.br. No momento da inscrição, será necessário fornecer um e-mail pessoal válido, além de informar os nomes, CPF e datas de nascimento de todos os membros do grupo familiar com idade igual ou superior a 14 anos. A renda bruta mensal de cada componente da família também deverá ser incluída.
Podem se inscrever no Fies os candidatos que atenderem a determinados critérios, entre eles:
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota válida até a data de abertura das inscrições. É exigida uma média mínima de 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação. Candidatos que participaram do Enem como “treineiros” não são elegíveis.
- Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
O Ministério da Educação (MEC) reforça que cabe ao candidato verificar se cumpre todos os requisitos estipulados para participar do processo seletivo, conforme detalhado no edital vigente.
O QUE É O FIES?
Criado em julho de 2001, o Fies tem o objetivo de financiar a graduação em cursos superiores não gratuitos, desde que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e sejam ofertados por instituições privadas de ensino superior participantes do programa.