Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

FGTS Futuro para compra da casa própria: como vai funcionar

FGTS Futuro: uso do recurso possibilitará ao mutuário acelerar a amortização do financiamento habitacional / Foto: Marcelo Camargo/EBC

FGTS Futuro: uso do recurso possibilitará ao mutuário acelerar a amortização do financiamento habitacional / Foto: Marcelo Camargo/EBC

Trabalhador com carteira assinada e renda de até dois salários mínimos poderá utilizar depósitos futuros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para adquirir moradia própria. O Conselho Curador do FGTS aprovou a regulamentação do FGTS Futuro para a Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida em reunião realizada nesta terça-feira (26).

Para que essa medida entre em vigor, a Caixa Econômica Federal, operadora do FGTS, precisa aprovar uma série de normas operacionais. Estas diretrizes irão detalhar como os depósitos de 8% do salário serão transferidos pelo banco para o agente financiador do Minha Casa, Minha Vida assim que o empregador depositar a contribuição do trabalhador no fundo. O início das operações com o FGTS Futuro está previsto para ocorrer 90 dias após a publicação das normas.

O governo tem a expectativa de beneficiar até 43,1 mil famílias da Faixa 1 do MCMV na fase de testes. Caso essa modalidade seja bem-sucedida, o FGTS Futuro será estendido para todo o Programa Minha Casa, Minha Vida, que atende famílias com renda de até R$ 8 mil.

Cada contrato de financiamento determinará o período durante o qual os depósitos futuros serão utilizados. A instituição financeira será responsável por avaliar a capacidade de pagamento do mutuário e propor um “financiamento acessório” com o FGTS Futuro, caso a caso.

O FGTS Futuro foi instituído pela Lei 14.438/2022, porém nunca foi regulamentado. No ano anterior, a Lei 14.620, que recriou o Minha Casa, Minha Vida, permitiu o uso do FGTS Futuro também para amortizar o saldo devedor ou liquidar o contrato antecipadamente. No entanto, a utilização desse mecanismo apresenta riscos, especialmente se o trabalhador for demitido e não conseguir outro emprego com carteira assinada.

COMO VAI FUNCIONAR O USO DO FGTS FUTURO NA COMPRA DA CASA PRÓPRIA

 

Funcionamento:

 

Riscos:

 

Simulações:

 

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE ECONOMIA

Sair da versão mobile