Ferraduras da sorte: qual origem?

Por
Ferraduras da sorte: qual origem?
POÇÃO MÁGICA
3 de maio de 2023 - ferradura

As ferraduras são consideradas um símbolo da sorte. Mas o que explica a peça ser usada como um amuleto por tantas culturas diferentes?

Uma das explicações vem do século X. São Dunstan, o padroeiro dos ferreiros na Igreja Católica, pregou uma ferradura no casco do próprio diabo, causando nele uma grande dor. Com a experiência ruim, Satanás concordou em nunca mais entrar em um ambiente com uma ferradura pregada acima da porta. Afinal, passou a temer o objeto em forma de lua crescente.

Outra linha para tentar explicar a crença vem das primeiras ferraduras, feitas de ferro. O materia, antigamente, era visto como mágico e místico. Suas propriedades magnéticas afastariam seres sobrenaturais. Pela mesma razão, a ferradura é usada como símbolo nas comemorações do Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, local onde as lendas sobre fadas e goblins são be conhecidas.

Também tem a questão das bruxas. De tanto medo das ferraduras, elas preferiam voar em vassouras do que cavalgar.

O assunto ainda traz o número sete. As ferraduras tradicionais possuem sete furos para fixá-las no casco do cavalo. O número é considerado da sorte por aparecer com frequência na natureza: arco-íris e notas musicais, por exemplo.