Feira do Livro na Praça ou na Fenarroz?

Por 3 de agosto de 2022

A Feira do Livro de Cachoeira do Sul, em sua 32ª edição, será realizada no mês de outubro. Sem dúvida, é o nosso maior evento cultural da cidade. Por decisão do prefeito José Otávio Germano, a feira acontecerá na Fenarroz. Foi divulgado que seria no Ginásio D. Pedro I, agora vem a informação de que será no pavilhão de exposições.

No entanto, no meu ponto de vista, a Feira do Livro tem ser realizada na Praça. Isto mesmo, na Praça José Bonifácio, palco de tantas edições e onde as atenções da comunidade ficam concentradas. Lugar da Feira é na Praça José Bonifácio e aí com o tradicional lonão, bancas, palco para atrações artísticas e o público circulando, conversando, um local onde o tema será a educação e cultura. Na Praça, a Feira vira uma atração num espaço em frente à Fonte das Águas Dançantes, que deveria ser mais prestigiado.

A justificativa da Feira do Livro na Fenarroz é que lá tem estrutura, espaço para circulação e melhores acomodações, mas vejo que nosso evento cultural deveria ser mantido onde sempre foi: na Praça José Bonifácio. Sei que a direção da Secretaria da Cultura tentou argumentar com o prefeito, porém, ele teria sido irredutível.

Então, a Feira do Livro será realizada na Fenarroz mesmo que diante da falta de melhores condições de acesso. Pelo jeito, a partir de agora, nossos eventos culturais serão todos levados para a Fenarroz. Isto é o que deduz com as decisões tomadas pela atual administração. Feira do Livro na Praça José Bonifácio ficará no passado, um passado histórico.

Por Cacau Moraes