A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) criou um canal de denúncia aos produtores de arroz gaúchos. A medida foi adotada devido a inúmeras reclamações de produtores referentes ao alto custo na concessão do crédito agrícola. A ideia é coibir eventuais práticas abusivas por agentes financeiros quando da pactuação de financiamentos, o que aumenta o custo para o produtor e prejudica sua competitividade.
Segundo a entidade, a medida se justifica em razão de que, apesar da existência de legislação federal coibindo práticas abusivas, tais como a denominada venda casada quando da concessão do crédito rural, a Federarroz vem recebendo incontáveis relatos de exigências de contratação de produtos financeiros, como títulos de capitalização, consórcios e seguros, para que o produtor tenha acesso a financiamento.
Para mitigar os efeitos danosos da prática, os produtores que estiverem expostos a situações dessa natureza poderão contatar a Federarroz por meio do canal: ouvidoria@federarroz.com.br. A entidade informa, desde já, que a identidade do produtor será mantida em sigilo absoluto.